Gabriel Milito é o mais novo protagonista de uma persistente tentativa da escola Argentina nas duas principais competições de futebol do nosso pais: o Brasileirão e a Copa do Brasil.
Finalista do mata-mata nacional a partir deste domingo contra o Flamengo, Gabriel Milito tenta ser o primeiro técnico argentino a conquistar o torneio. Jorge Sampaoli cobiçou esse privilégio no ano passado, porém o Flamengo perdeu a decisão para o São Paulo.
Se conquistar a Copa do Brasil pelo Atletico-MG na decisão contra o Flamengo, Gabriel Milito será apenas o segundo técnico argentino a conquistar um dos dois principais torneios de clubes do país. Somente Carlos Volante fez isso na Taça Brasil de 1959, uma das precursoras do Campeonato Brasileiro. Ele guiou o Bahia ao título contra onSantis de Pelé naquele ano.
O último treinador argentino a levar uma equipe brasileira a título nacional foi Antonio Mohamed, o Turco, porém se tratava da Supercopa do Brasil, não do Brasileirão ou da Copa do Brasil.
A presença de técnicos estrangeiros na decisão da Copa do Brasil tem sido cada vez mais frequente. O português Abel Ferreira foi campeão com o Palmeiras em 2020. O lusitano Vítor Pereira e o argentino Jorge Sampaoli amargaram o vice em 2022 e em 2023 por Corinthians e Flamengo, respectivamente.
Chegou a vez de Gabriel Milito tentar a sorte em tempos de demanda por técnicos argentinos no Brasil. Ramón Díaz comanda o Corinthians. Luis Zubeldia lidera o São Paulo. Juan Pablo Vojvoda escala o Fortaleza. Lucho González detém a prancheta do Athletico-PR. Eduardo Coudet era o treinador do Internacional até pouco tempo.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…