Gabriel Milito é o mais novo protagonista de uma persistente tentativa da escola Argentina nas duas principais competições de futebol do nosso pais: o Brasileirão e a Copa do Brasil.
Finalista do mata-mata nacional a partir deste domingo contra o Flamengo, Gabriel Milito tenta ser o primeiro técnico argentino a conquistar o torneio. Jorge Sampaoli cobiçou esse privilégio no ano passado, porém o Flamengo perdeu a decisão para o São Paulo.
Se conquistar a Copa do Brasil pelo Atletico-MG na decisão contra o Flamengo, Gabriel Milito será apenas o segundo técnico argentino a conquistar um dos dois principais torneios de clubes do país. Somente Carlos Volante fez isso na Taça Brasil de 1959, uma das precursoras do Campeonato Brasileiro. Ele guiou o Bahia ao título contra onSantis de Pelé naquele ano.
O último treinador argentino a levar uma equipe brasileira a título nacional foi Antonio Mohamed, o Turco, porém se tratava da Supercopa do Brasil, não do Brasileirão ou da Copa do Brasil.
A presença de técnicos estrangeiros na decisão da Copa do Brasil tem sido cada vez mais frequente. O português Abel Ferreira foi campeão com o Palmeiras em 2020. O lusitano Vítor Pereira e o argentino Jorge Sampaoli amargaram o vice em 2022 e em 2023 por Corinthians e Flamengo, respectivamente.
Chegou a vez de Gabriel Milito tentar a sorte em tempos de demanda por técnicos argentinos no Brasil. Ramón Díaz comanda o Corinthians. Luis Zubeldia lidera o São Paulo. Juan Pablo Vojvoda escala o Fortaleza. Lucho González detém a prancheta do Athletico-PR. Eduardo Coudet era o treinador do Internacional até pouco tempo.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf