Brasil no Mané Seleção iniciará jogo no Mané com média de 26 anos, a segunda mais jovem da rodada. Foto: Rafael Ribeiro/CBF Brasil iniciará o jogo no Mané com média de 26 anos, a segunda mais jovem da rodada. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Seleção rejuvenesce 2,6 anos a fórceps e terá média de 26 anos no Mané

Publicado em Esporte

Se a questão é faixa etária, a Seleção entrará em campo dois anos e seis meses mais jovem contra o Peru na noite desta terça-feira, às 21h45, no Mané Garrincha, pela décima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 no Canadá, Estados Unidos e no México. Com planejamento? Não! Nenhum. Mais na base da pressão externa do que da razão, ou seja, de um projeto estabelecido depois do encerramento dos seis anos e meio da era Tite.média

 

A média de idade do Brasil na eliminação contra a Croácia na Copa do Mundo do Catar era de 28,6 anos. O time titular escolhido por Dorival Júnior tem 26 anos. Levantamento do blog nas escalações das 10 seleções sul-americanas nesta rodada aponta que o Brasil só é mais jovem do que a Bolívia: 25,5 anos. A Colômbia é a mais madura com 30,4 anos. Atual campeã da Copa do Mundo, a Argentina vem em segundo lugar com 29,8.

 

Copa 2026

Médias de idade do Brasil nas Eliminatórias

  • 26,0 Brasil x Peru
  • 26,6 Chile 1 x 2 Brasil
  • 26,6 Paraguai 1 x 0 Brasil
  • 27,1 Brasil 1 x 0 Equador
  • 25,8 Brasil 0 x 1 Argentina
  • 28,6 Colômbia 2 x 1 Brasil
  • 26,7 Uruguai 2 x 0 Brasil
  • 27,8 Brasil 1 x 1 Venezuela
  • 28,0 Peru 0 x 1 Brasil
  • 28,0 Brasil 5 x 1 Bolívia

 

A média de idade do Brasil contra o Peru parece baixa, só que não. Houve formação mais nova ainda na série de nove jogos oficiais nas Eliminatórias. Em novembro do ano passado, o técnico Fernando Diniz mandou a campo 11 titulares com média de 25,8 anos na derrota por 1 x 0 para a Argentina, no Maracanã. Dorival Júnior se aproxima disso em partidas oficiais ao optar por Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Igor Jesus e Savinho.

 

Aos trancos e barrancos, e com três técnicos diferentes no ciclo para a Copa de 2026, o Brasil faz uma renovação a fórceps ao abandonar alguns personagens do legado da era Tite. Casemiro deixou de ser chamado. Neymar passou por um longo período de recuperação de lesão. Richarlison não comprova regularidade para ser o camisa 9. Alisson lida com uma contusão nesta Data Fifa. Lucas Paquetá cumprirá suspensão nesta rodada por excesso de cartões. Danilo, 33, é a bola da vez ao perder a posição para Vanderson, 23.

 

Média de idade das 10 seleções nesta rodada

  • 30,4 Colômbia
    29,8 Argentina
    29,7 Peru
    28,4 Venezuela
    28,0 Chile
    28,0 Paraguai
    26,6 Uruguai
    26,4 Equador
    26,0 Brasil
    25,5 Bolívia

 

Dorival escalou um time ainda mais jovem no amistoso contra o México antes da disputa da Copa América neste ano. A formação da vitória por 3 x 2 começou com 25,6 anos nos Estados Unidos. Dorival Júnior mostra até um certo aborrecimento ao falar de renovação.

 

“Quando assumi a Seleção, todos falaram de renovação. Falo pela última vez. Queriam renovação, está sendo feita e não se alcança resultado na mesma velocidade com que se busca renovação. É interessante que o país quer sucesso antes do trabalho, isso acredito que só no dicionário. Isso jamais aconteceu no dia a dia”, afirmou Dorival Júnior depois da vitória de virada por 2 x 1 contra o Chile no Estádio Nacional, em Santiago.

 

A média de idade do Brasil será de 26 anos na Copa do Mundo em 2026? Dificilmente. A possível volta na reta final de Neymar, Gabriel Jesus, Alisson, Richarlison, Casemiro e outros tantos jogadores empacados neste ciclo deve envelhecer e dar um pouquinho mais de experiência ao time titular na disputa pelo hexa. Não tenho dúvida de que Dorival Júnior não abrirá mão desses nomes se eles estiverem bem.

 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf