Maldição da Bola de Ouro: Dembélé pode ser a próxima vítima na Copa

Compartilhe

O cetro está entregue. O atacante francês Ousmane Dembélé assume o trono do atacante espanhol Rodri no trono de melhor do mundo da revista France Football.

A coroação do jogador de 28 anos do Paris Saint-Germain é duplamente emblemática. A Bola de Ouro não tinha um vencedor negro havia 20 anos. Ele recebeu o prêmio justamente de Ronaldinho Gaúcho, eleito pela publicação na temporada de 2004/2005.

Dembélé merece porque fez a mágica que três gênios juntos não conseguiram: levar o PSG ao título inédito da Liga dos Campeões da Europa. Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar fracassaram unidos e separados. Com a saída dos três encostos, Dembélé virou ícone do time de Luís Enrique, um senhor técnico.

A gestão dele permitiu ao príncipe Messi ser eleito melhor do mundo em 2015 na tríplice coroa do Barcelona. Dez anos depois, faz do plebeu Dembélé o protagonista do triplete de um PSG campeão do Francês, da Copa da França e da Champions League na mesma temporada. Vice da Copa do Mundo de Clubes da Fifa e supercampeão da Europa na decisão contra o Tottenham.

Dembélé inicia o reinado com um peso nas costas: a maldição da Bola de Ouro. Jamais o vencedor vigente do prêmio levou a seleção do país dele à glória na Copa do Mundo.

Em 2022, o compatriota dele, Karim Benzema, nem sequer foi convocado pelo técnico da França, Didier Deschamps, para ir ao Catar. Messi havia conquistado o prêmio em 2021,porém como a Copa foi disputada em dezembro, Benzema havia sido eleito número 1 no meio daquele ano pela France Football, ou seja, antes de a Argentina encerrar 38 anos de jejum e ganhar o tetra contra a França.

Achei justa a eleição de Dembélé — e não de Lamine Yamal nesta edição. O espanhol é mais talentoso, entretanto, o francês empilhou títulos em série na temporada passada e ressuscitou depois da tímida passagem pelo Barcelona.

Meu colega Gabriel Botelho diverge da minha opinião, mas, para mim, não há melhor do mundo no momento. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo deixaram o sarrafo muito alto. Yamal ganhou o Prêmio Kopa de melhor jogador jovem. Justíssimo. Ele voltará mais forte em 2026 para ser o escolhido.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

19 horas atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

1 dia atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

2 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

3 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo se vê numa encruzilhada em nove dias de temporada

Vai se criando um clima difícil para o Flamengo na primeira fase do Campeonato Carioca.…

4 dias atrás