O cetro está entregue. O atacante francês Ousmane Dembélé assume o trono do atacante espanhol Rodri no trono de melhor do mundo da revista France Football.
A coroação do jogador de 28 anos do Paris Saint-Germain é duplamente emblemática. A Bola de Ouro não tinha um vencedor negro havia 20 anos. Ele recebeu o prêmio justamente de Ronaldinho Gaúcho, eleito pela publicação na temporada de 2004/2005.
Dembélé merece porque fez a mágica que três gênios juntos não conseguiram: levar o PSG ao título inédito da Liga dos Campeões da Europa. Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar fracassaram unidos e separados. Com a saída dos três encostos, Dembélé virou ícone do time de Luís Enrique, um senhor técnico.
A gestão dele permitiu ao príncipe Messi ser eleito melhor do mundo em 2015 na tríplice coroa do Barcelona. Dez anos depois, faz do plebeu Dembélé o protagonista do triplete de um PSG campeão do Francês, da Copa da França e da Champions League na mesma temporada. Vice da Copa do Mundo de Clubes da Fifa e supercampeão da Europa na decisão contra o Tottenham.
- Leia também:
- Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 24ª rodada do Brasileirão 2025 – Blog Drible de Corpo
Dembélé inicia o reinado com um peso nas costas: a maldição da Bola de Ouro. Jamais o vencedor vigente do prêmio levou a seleção do país dele à glória na Copa do Mundo.
Em 2022, o compatriota dele, Karim Benzema, nem sequer foi convocado pelo técnico da França, Didier Deschamps, para ir ao Catar. Messi havia conquistado o prêmio em 2021,porém como a Copa foi disputada em dezembro, Benzema havia sido eleito número 1 no meio daquele ano pela France Football, ou seja, antes de a Argentina encerrar 38 anos de jejum e ganhar o tetra contra a França.
Achei justa a eleição de Dembélé — e não de Lamine Yamal nesta edição. O espanhol é mais talentoso, entretanto, o francês empilhou títulos em série na temporada passada e ressuscitou depois da tímida passagem pelo Barcelona.
Meu colega Gabriel Botelho diverge da minha opinião, mas, para mim, não há melhor do mundo no momento. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo deixaram o sarrafo muito alto. Yamal ganhou o Prêmio Kopa de melhor jogador jovem. Justíssimo. Ele voltará mais forte em 2026 para ser o escolhido.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

