Palmeiras Palmeiras, de Luxemburgo, está invicto há 15 jogos: 11 vitórias e 4 empates. Foto: Cesar Greco/Palmeiras Palmeiras, de Luxemburgo, está invicto há 15 jogos: 11 vitórias e 4 empates. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Luxemburgo iguala no Palmeiras sequência invicta de 2012, quando comandava o Grêmio

Publicado em Esporte

Protagonista do excelente resultado na altitude de La Paz na vitória desta quarta-feira sobre o Bolívar, por 2 x 1, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, Vanderlei Luxemburgo não acumulava uma série tão longa sem derrotas desde a passagem pelo Grêmio, em 2012. O time alviverde não perde há 15 jogos. O último revés foi diante do Corinthians, em 23 de julho, pela primeira fase do Campeonato Paulista. De lá para cá, 11 vitórias e 4 empates.

Há oito anos, Luxemburgo conseguiu o mesmo feito à frente do Grêmio. Era 2012. O tricolor gaúcho também acumulou sequência de 15 partidas sem perder na soma de jogos no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Naquela época, foram 8 vitórias e 7 empates. A série foi quebrada pelo Millonarios da Colômbia nas quartas de final da Sul-Americana. O Grêmio fechou o Brasileirão de 2012 em terceiro lugar e conseguiu vaga para disputar a Libertadores. Detalhe: em 2011, Luxemburgo passou 23 partidas sem perder comandando o Flamengo.

Time que não perde merece atenção e respeito. O Palmeiras não encanta, mas entrega o mais difícil em um calendário tão prejudicado pela pandemia do novo coronavírus: regularidade. Ganhou o Paulistão contra o arquirrival Corinthians sem a facilidade esperada, briga pela liderança do Brasileirão com um jogo a menos e está praticamente classificado para as oitavas de final da Libertadores. Ninguém é obrigado a morrer de amores pelo trabalho de Luxemburgo, mas é preciso reconhecer a consistência do projeto até o momento. Mais à frente, o Palmeiras terá mais uma chance de título a partir das oitavas da Copa do Brasil.

A vitória sobre o Bolívar é mais um sinal de que um dos treinadores mais vitoriosos do país está concentrado no trabalho do campo. Aparentemente, parou de perder tempo com temas extracampo que tanto tiraram o foco dele em outros clubes. Luxemburgo e sua comissão técnica planejaram a partida na altitude 3.600m com treinos em La Paz e tiveram êxito.

Apesar da dificuldade, o Palmeiras se impôs em La Paz. Willian não desperdiçou o pênalti. Gabriel Menino marcou golaço do meia da rua. Por sinal, como joga bola a joia alviverde! Gostei bastante da atuação do zagueiro Gustavo Gómez e vi a melhor atuação de Rony.

O Palmeiras tem tudo para concluir a fase de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento, ou seja, 18 pontos em 6 jogos. É o grupo mais fácil na comparação entre os caminhos dos times brasileiros. Isso possibilita até mesmo rodar o elenco quando houver margem de segurança e dedicar-se um pouco mais ao Brasileirão e à Copa do Brasil.

O trabalho não arranca suspiros como nos bons tempos de Luxemburgo no próprio Palmeiras dos anos 1990, no Corinthians de 1998, no Cruzeiro de 2003 ou no Santos de 2004, mas é pragmático, consistente, regular a essa altura da temporada. Permite ao torcedor sonhar com pelo menos mais um título neste ano. Afinal, time que não perde tem que ser respeitado.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf