Lucas Moura Lucas Moura, o herói da noite em Amsterdã. Foto: Adrian Dennis/AFP Lucas Moura, o herói da noite em Amsterdã.

Lucas Moura faz três gols em jogo decisivo desde que era o camisa 10 de um time que tinha Neymar

Publicado em Esporte

Não atribua o sucesso de Lucas Moura ao acaso. É a quarta vez que o herói do Tottenham marca três gols em uma partida. O meia-atacante de 26 anos já era profissional quando brilhou na última rodada do Sul-Americano Sub-20 disputado no Peru. Coadjuvante de Neymar no timaço comandado por Ney Franco, recebeu a camisa 10 do treinador. Marcou três vezes na decisão do título contra o time celeste numa goleada por 6 x 0. Artilheiro do torneio com nove bolas na rede, Neymar fez dois naquela noite, em Arequipa. Danilo completou a festa.

Um ano depois, Lucas Moura acabou com o jogo na Ilha do Retiro, no Recife. Balançou a rede três vezes no triunfo por 4 x 2 sobre o Sport pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Era o camisa 7 novamente de Ney Franco. Atuava aberto pela esquerda no 4-2-3-1 tricolor. A missão dele era abastecer Luis Fabiano. Mas, naquele dia, Lucas Moura virou o “centroavante”.

Em abril deste ano, Lucas Moura voltou a marcar três vezes na goleada por 4 x 0 do Tottenham sobre o Huddesfield Town. Era o trailer da bênção que viria pela frente na carreira marcada por altos e baixos, principalmente depois da saída pela porta dos fundos do Paris Saint-Germain, que acabara de desembolsar 222 milhões de euros por Neymar.

 

Quando Lucas Moura fez três gols na carreira profissional

12/02/2011 – Uruguai 0 x 6 Brasil

27/10/2012 – Sport 2 x 4 São Paulo

13/04/2019 – Tottenham 4 x 0 Huddersfield Town

08/05/2019 – Ajax 2 x 3 Tottenham

 

Nesta temporada, Lucas marcou duas vezes contra o Manchester United, em agosto do ano passado. A sucessão de bons jogos o levou a ser eleito o melhor jogador do mês no Campeonato Inglês. Aí, chegou o dia 8 de maio de 2019. Lucas Moura acabou com o Ajax, em Amsterdã. Marca três gols pela quarta vez na carreira. Longe de ser um jogo qualquer. Guardou a bola.

O gol de Lucas Moura pode ter mudado o chiop do maior torneio continental de clubes do planeta. A Champions League é dominada pelos clubes espanhóis desde 2014. São quatro troféus do Real Madrid (2014, 2016, 2017 e 2018) e um do Barcelona (2015). Nesse período, houve duas decisões espanholas entre os arquirrivais de Madri, Real e Atlético. Uma em Lisboa e outra em Milão.

Pois a decisão deste ano será no Wanda Metropolitano, a casa do Atlético, em Madri. No entanto, entre dois clubes ingleses. Um encerramento de temporada que coroa o futebol mais bem jogado no mundo — a Premier League — até mesmo na Europa League. Nesta quinta-feira, Arsenal e Chelsea podem confirmar decisão entre times da terra da rainha também no segundo torneio mais badalado do Velho Mundo.

Mais do que ter levado o Tottenham à final, os três gols de Lucas Moura podem ter estabelecido uma nova ordem no futebol internacional de clubes.

A Inglaterra voltou às semifinais da Copa ano passado, na Rússia.

A Inglaterra é atual campeã mundial Sub-20.

A Inglaterra é atual campeão mundial Sub-17.

A Inglaterra tem a melhor liga nacional do mundo.

A Inglaterra acaba de reconquistar a Liga dos Campeões da Europa.

Deus salve a rainha!

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF