Luan Luan Carlos levou o Goianésia ao vice no Goianão 2020. Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC Luan Carlos tirou o Gama da Série D em 2020 e levou Goianésia ao vice no Goianão. Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Luan Carlos, um dos técnicos mais jovens do país, é o favorito para assumir o Brasiliense

Publicado em Esporte

Carrasco do Gama no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro em 2020, o jovem, promissor e disputado técnico Luan Carlos Neto, de 29 anos, é o principal alvo do Brasiliense para o lugar de Vilson Tadei. O blog apurou que o clube do Distrito Federal e Luan, vice-campeão goiano pelo Goianésia em 2020, e auxiliar-técnico de Jerson Testoni  até a noite desta segunda-feira no Brusque na Série B do Brasileirão, estão com negociações avançadas e discutem o tempo de contrato. Quarto colocado no Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro, o Jacaré demitiu o treinador no domingo depois da derrota por 3 x 2 para o União Rondonópolis-MT na Boca do Jacaré, em Taguatinga, pela 11ª rodada da quarta divisão.

Luan Carlos deu a entender em pelo menos duas postagens enigmáticas nas redes sociais que está trocando de emprego. “Um navio está seguro no porto, mas não é para isso que os navios são construídos”, escreveu recorrendo a uma frase do teólogo presbiteriano estadunidense William Shedd. Em outra, agradece ao Brusque pela oportunidade. “Fim de um importante ciclo na minha vida. Desejo muito sucesso ao Brusque. Um clube que vai crescer cada vez mais”, despediu-se.

No ano passado, Luan Carlos ganhou o noticiário por ser o técnico caçula das quatro divisões do futebol brasileiro. Nascido em 1992, tem a mesma idade de Neymar. O treinador tem uma história bonita. Era assistente de roupeiro, aos 14 anos, quando escolheu a profissão de técnico de futebol. Formado em educação física, ajudou o Goianésia a eliminar o Gama dentro do Bezerrão na Série D do ano passado. O time candango tinha a segunda melhor campanha geral da quarta divisão na edição passada.

Luan Carlos iniciou a carreira no Novo Horizonte, justamente no clube em que foi auxiliar da rouparia. Abriu caminho para trabalhar no Atlético-CE, Floresta, Itapipoca e Caucaia. Ele chegou a enfrentar o badalado Rogério Ceni, ex-Fortaleza, no Campeonato Cearense. Aproveitou a amizade com o ex-goleiro para um intercâmbio com Ceni no Flamengo.

Inquieto na vida acadêmica, Luan Carlos tem especializações em fisiologia e psicologia. Participou de cursos da CBF (licenças A e B) com colegas como Dado Cavalcanti e Léo Condé. e ministra palestras em universidades sobre a profissão de treinador. Goiano de Ipameri, Luan Carlos é um dos auxiliares do Brusque com projeção, inclusive, de assumir a prancheta do clube catarinense. Fã de Jorge Jesus, comprou livros sobre o técnico português antes mesmo de ele assumir o Flamengo.

Luan Carlos não teme desafios. Pediu demissão do Goianésia depois de levar o clube ao vice-campeonato goiano contra o Atlético-GO para assumir o desafio de auxiliar o técnico Jerson Testoni.  O Goianésia perdeu o título nos pênaltis por 5 x 3 depois de empate por 1 x 1.

Assim que for oficializado pelo Brasiliense, Luan Carlos terá mais três jogos para confirmar a classificação do atual campeão candango para o mata-mata da Série D contra Nova Mutum (fora), Porto Velho (casa) e Goianésia (fora). Em tese, a vaga seria decidida contra o time que o projetou. O Brasiliense e Goianésia têm 17 pontos. O Brasiliense está no G-4 devido no critério de desempate número de vitórias. O blog apurou que outra possibilidade cogitada era Paulo Bonamigo, mas o treinador negou que tenha sido convidado. Bonamigo devolveu o Remo-PA à Série B no ano passado, foi vice-campeão da Copa Verde contra o próprio Brasiliense e está desempregado.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf