Uma maldição das principais capitais do futebol europeu pode ser mais um amuleto para a supersticiosa torcida do Palmeiras se agarrar na decisão deste sábado contra o Chelsea, às 13h30 (de Brasília), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos: Londres não tem Mundial.
Das sete principais capitais europeias da bola, duas ostentam campeões do torneio em um dos seus três formatos — Copa Intercontinental, Copa Toyota ou Mundial da Fifa.. O recordista Real Madrid, com base na capital espanhola, é recordista de taças com sete. Embora jamais tenha sido campeão europeu, o Atlético de Madrid tem o título mundial de 1974. O holandês Ajax, de Amsterdã, coleciona o bicampeonato nas versões de 1972 e 1995.
Outras cinco mecas do futebol europeu buscam um time capaz de adicioná-las ao seleto grupo das cidades hóspedes de campeões mundiais. Londres, terra do Chelsea, é uma delas. Jamais um clube da capital inglesa levou o troféu. Os Blues seriam os únicos se não tivessem perdido a final de 2012 para o Corinthians, por 1 x 0, em Yokohama, no Japão. Outros clubes badalados da cidade histórica, como o Arsenal, jamais disputaram o torneio.
Berlim não tem campeões da Champions League. Como a conquista europeia é o pedágio para o Mundial, clubes como o Hertha e Union Berlim nem sabem do que se trata a decisão deste sábado entre Palmeiras e Chelsea nos Emirados Árabes Unidos. O sucesso do futebol alemão está concentrado em Munique, Dortmund, Stuttgart e recentemente em Leipzig, que foi representada, em 2020, pelo Red Bull Leipzig na semi da Champions.
A capital francesa hospeda o badalado Paris Saint-Germain, mas o clube fundado em 1970 sequer é campeão. Em 2020, quase ganhou senha para o Mundial, mas foi derrotado pelo Bayern de Munique na decisão do título realizada em Lisboa.
Por falar na capital portuguesa, o Benfica amarga dois vices no Mundial de Clubes nas temporadas de 1961 diante do Peñarol e 1962 contra o Santos. O Sporting jamais ergueu a Orelhuda. Consequentemente, não tem histórico no Mundial de Clubes da Fifa.
Quem tem boca vai a Roma, mas quem torce por times da capital italiana não sabe o que é Mundial. A tradicional Roma esteve próxima do torneio ao perder a final da Champions League de 1984 para o Liverpool. A Lazio jamais pisou na principal decisão continental.
O Palmeiras tem a chance de manter Londres fora do seleto grupo das cidades sede de clubes campeões mundiais ou deixar a capital do país pioneiro do futebol moderno na periferia. Há 10 anos, Londres viu seu primeiro clube ganhar a Champions League. Em 2012, o Chelsea superou o Bayern, em Munique. Uma década depois, tenta outra vez ingressar no hall das capitais europeias de um campeão mundial.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf