Chico senador O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) foi um dos senadores visitados por Ednaldo Rodrigues. Foto: Anny Oliveira O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) foi um dos parlamentares visitados por Ednaldo Rodrigues. Foto: Anny Oliveira

Lobby no senado e almoço com Ibaneis: a visita do presidente da CBF a Brasília

Publicado em Esporte

O modelo de gestão fechado e centralizador duramente criticado por desafetos e até aliados na grave crise administrativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no fim do ano passado, apaziguada no início de 2024 por uma liminar do STF, ensinou na marra o presidente Ednaldo Rodrigues a se abrir ao diálogo com clubes, federações e a interagir pessoalmente com os três poderes na capital do país.

 

Um dia depois de receber os times da Série A do Campeonato Brasileiro na sede da CBF no Conselho Técnico Extraordinário sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e de acertar a retomada da competição a partir deste sábado, o dirigente desembarcou na manhã desta terça-feira em Brasília para uma visita institucional relâmpago a senadores no Congresso Nacional e ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, com quem almoçou na casa do chefe do executivo local antes do retorno ao Rio de Janeiro.

 

O blog apurou que um dos motivos da passagem do dirigente pela capital é a Copa do Mundo Feminina de 2027. No último dia 17, o Brasil superou a candidatura conjunta da Alemanha, Bélgica e Holanda na Assembleia Geral da Fifa e conquistou o direito de receber o evento.

 

O dossiê vitorioso apresentado pelo país tem vários pontos vinculadas justamente a garantias do Congresso Nacional. Uma fonte disse ao blog que Ednaldo Rodrigues pediu apoio a líderes do senado a algumas mudanças na legislação necessárias para a adequação do caderno de encargos do Comitê Organizador Local (COL) ao padrão Fifa. Foi assim também há 10 anos nos preparativos para a versão masculina da Copa do Mundo de 2014.

 

Pelo menos três senadores receberam a cúpula da CBF: Eduardo Gomes (PL-TO), Chico Rodrigues (PSB-RR) e o conterrâneo Jacques Wagner (PT-BA), um dos pilares de sustentação do dirigente na luta pela permanência do cartola na entidade depois do cabo de guerra jurídico iniciado no fim do ano passado. O blog apurou que o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o presidente da Federação de Futebol do DF Daniel Vasconcelos, da da Bahia Ricardo Lima e do Espírito Santo Gustavo Vieira acompanharam o corpo a corpo de Ednaldo Rodrigues com parlamentares no Congresso Nacional.

 

Um dos anfitriões, o senador pernambucano por Roraima, Chico Rodrigues, falou sobre o encontro em um bate-papo com o blog. “Foi uma visita de cortesia. Ele tem feito isso com alguns parlamentares. Ele é uma pessoa muito simples, mas com propósitos elevados em relação ao futebol brasileiro. Isso me chamou atenção. Falamos sobre o fortalecimento de todas as divisões. Temos dois novos times com potencial em Roraima. A nossa expectativa melhorou. O sonho de lá é subir da quarta para a terceira divisão. Os times do estado do Amazonas estão nos inspirando. O Amazonas foi campeão da Série C em 2023 e está na Série B. Falamos também sobre o investimento em talentos da Região Norte. O (volante) Thiago Maia, que jogou na Seleção olímpica, na França, no Flamengo e está no Internacional, é de Boa Vista, Roraima. O Weverton, goleiro do Palmeiras, é do Acre, outra descoberta”, lembrou.

 

Afastado da CBF em 7 dezembro do ano passado, Ednaldo Rodrigues retornou em janeiro amparado por uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal. O aval está na pauta do STF para ser julgada pelo pleno. O cartola aproveitou a manhã para articulações políticas e jurídicas pela permanência no cargo até o fim do mandato. A visita ao senador Chico Rodrigues não é aleatória. Roraima é um dos alicerces da gestão do presidente da CBF. A federação é comandada por Zeca Xaud. Ele e o filho, Samir Xaud, são aliados incondicionais de Ednaldo Rodrigues.

 

Na sequência, foi recebido na residência do governador Ibaneis Rocha para agradecê-lo pelo apoio do GDF à candidatura vitoriosa do Brasil a sede da Copa do Mundo de 2027. O Estádio Nacional Mané Garrincha receberá cinco partidas na fase de grupos: uma nas oitavas, uma nas quartas e uma na semifinal.

 

“Todos os preparativos estão sendo feitos para a gente receber não só os moradores da nossa cidade no nosso estádio, mas também os nossos visitantes. Brasília será palco mais uma vez, e uma das sedes dessa Copa que é muito importante para o turismo da nossa cidade, para aqueles que gostam do futebol e certamente será um evento de grande repercussão nacional e colocará a capital como referência mundial”, disse Ibaneis Rocha.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf