IMG_2630 Linfield, campeão da Irlanda do Norte, tem origem protestante. O Celtic, da Escócia, católico

Linfield x Celtic: o duelo entre protestantes e católicos pela Champions que fez até a Uefa abrir exceção no calendário

Publicado em Esporte

De um lado, o Linfield, campeão da Irlanda do Norte. Do outro, o Celtic, hexa do escocês. Tinha tudo para ser apenas mais um duelo válido pela fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa. Só que não! Trata-se de um confronto entre um time de origem protestante, o Linfield, e outro Identificado com os católicos, o Celtic, em um dia raro na agenda da Uefa. À exceção da final, jogos do torneio são quase sagrados às terças e quartas. A partida de hoje quebra a tradição justamente por questões religiosas.

O duelo de ida, no Windsur Stadium, em Belfast, seria na última quarta-feira, mas houve um impasse. Doze de julho é uma data sagrada na Irlanda do Norte. Feriado. O The Twelfth, Décimo segundo dia, também chamado de Dia ou Festa das Laranjas, faz parte de uma tradição iniciada durante o século 18 na província irlandesa de Ulster, então fortemente povoada por colonos protestantes da Grã-Bretanha, e celebra a Revolução Gloriosa de 1688 por ocasião da Guerra da Sucessão da Inglaterra. Também é um marco da vitória do rei protestante, Guilherme de Orange, sobre o rei Católico, James II, na Batalha do Boyne. O conflito foi travado nas cercanias de Drogheda entre 1º e 11 de julho de 1690, como parte da Guerra Jacobita.

O feriado costuma ser festejado com grandes desfiles em lugares do país, que incluem a Marcha dos Orangistas, em Belfast. Por esse motivo, a Uefa transferiu o jogo entre Linfield e Celtic para hoje. A entidade máxima do futebol europeu é tão rigorosa com seu calendário que essa é apenas a 11ª vez que um jogo da Champions não será na terça ou quarta-feira — excluindo, óbvio, a final, que passou a ser realizada aos sábados. Os outros 10 foram por questões meteorológicas, adiamentos… Jamais devido a questões religiosas.

O feriado de 12 de julho costuma deixar mortos e feridos em Ulster, devido a confrontos religiosos e ideológicos. Consequentemente, o Celtic avisou que seus torcedores não viajariam para a Irlanda do Norte. O duelo de volta, no Celtic Park, já tem 1.500 ingressos vendidos para fãs do Linfield.

O técnico do Celtic, Brendan Rodgers, nasceu na Irlanda do Norte, e demonstrou tristeza no retorno ao seu país. “É uma partida em que o anfitrião não deu garantias de segurança aos torcedores. É uma pena retornar assim à Irlanda do Norte”, reclamou.

Curiosamente, o Campeonato da Irlanda do Norte já teve um Celtic — o Belfast Celtic —, com uniforme idêntico ao do original escocês. Nacionalista, o time deixou a competição em 1948 por causa de agressões dos torcedores aos jogadores no Boxing Day. A equipe chegou a conquistar 14 ligas e 8 copas.

Campeão escocês invicto na última temporada, o Celtic é favoritaço contra o Linfield. O Domo da casa tem como técnico David Healy, autor de três gols na vitória da Irlanda do Norte por 3 x 2 sobre a Espanha em 2006, na capital Belfast. Foi a última partida de Raúl González com a camisa da Fúria.