De Lima a Lima. Disputada pela primeira vez na capital peruana em 2019, a final única da Libertadores dribla críticas, chega ao sétimo ano consecutivo, terá o Estádio Centenário em Montevidéu como destino pela segunda vez em 2026 e planeja sair em breve das fronteiras do continente. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) avalia ofertas sedutoras de mercados alternativos como os Estados Unidos, Arábia Saudita e o Catar. A contar de 2019, as decisões tiveram plateia total de 314.428 torcedores e média de 62.885 por partida. O levantamento do blog descarta o borderô de 2020. Aquela decisão foi restrita a convidados devido à pandemia.
O fato é que a final única começa a agradar aos “gregos” e aos “troianos”. Deixou de ser uma tendência e virou moda. A Copa do Brasil adotará o modelo em 2026. A novidade foi anunciada pelo presidente Samir Xaud no anúncio do calendário para 2026. A decisão do Campeonato Carioca será assim no ano que vem. Até o Campeonato do Distrito Federal, o popular Candangão, entrou na vibe nesta temporada na conquista do Gama contra o Capital. Um jogo e ponto.
“Assim como o Superbowl, a Champions League, o NBA All-Star Game, a ideia de ter uma final única traz consigo a oportunidade de ativações e histórias muito além do campo e buscam engajar um público maior do que o fã usual do futebol”, diz ao blog Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O público de cinco das seis finais únicas anteriores sustenta a final única da Libertadores. Segundo dados oficiais da Conmebol, a primeira levou 78.573 pessoas ao Estádio Monumental, em Lima. Na temporada seguinte, o Maracanã recebeu apenas familiares e convidados da Conmebol devido à pandemia. Em 2021, o Estádio Centenário, em Montevidéu, teve 55.023 torcedores na primeira decisão entre Palmeiras e Flamengo. Na versão de 2022, Flamengo e Athletico-PR levaram 42.517 pessoas ao Estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador.
As decisões de 2023 e de 2024 consolidaram o sucesso de bilheteria. A conquista inédita do Fluminense contra o Boca Juniors arrastou 69.232 pagantes ao Maracanã. Na temporada passada, Botafogo e Atlético-MG colocaram 69.083 no Monumental de Núñez, a casa do River Plate em Buenos Aires, na Argentina.
“Por um lado, a final única premia o espetáculo, olhos atentos em um único jogo, onde ganha quem erra menos, o mais eficiente. Deste lado, por ser uma única atração, as marcas conseguem explorar ao máximo suas cotas de patrocínio na competição, sabendo que a audiência também será única”, analisa Jorge Duarte, Gerente de Negócios da Agência End to End.
O executivo faz uma ressalva. “Temos provado, ao longo dos últimos anos, que há uma soberania entre os times brasileiros nas competições do continente. Isso pode ser utilizado para nos aproximar ainda mais das marcas que estão em evidência não só na final, mas na competição como um todo. O desafio é saber de que forma uma marca pode se comunicar com este público, com um coração vibrando por uma final do seu clube de coração”.
A Conmebol atraiu patrocinadores com a final única. Uniu-se a marcas como Coca-Cola, EA Sports FC, Mastercard, Hyundai, Mapfre, TCL, Puma, Panini, Ten+ e Crayola. A alemão Puma passou a ser a fornecedora oficial de material esportivo. Assinou parceria com as firmas brasileiras Imply Eleven Tickets na venda oficial de bilhetes para a decisão e a Absolut Sport nas ofertas de hospitalidade aos torcedores menos e mais exigentes.
“Estamos falando de um modelo consolidado e que traz segurança e credibilidade ao torcedor que vai ao estádio. Isso se deve ao compromisso das partes envolvidas em entregar serviços de excelência não apenas para o organizador do evento, mas também para o usuário final, fornecendo soluções integradas para atender a grandes marcas mundiais”, avalia Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.
“Temos acesso às melhores opções de logística aérea, hospedagem e hospitalidade em Lima, e soluções sob medidas para torcedores, grupos de fãs e marcas que não abrem mão de estar presente no ápice do sportainment da América do Sul. Em 2024, levamos mais de 20 mil torcedores em competições ConmeboL e tivemos marcas como Puma, Mercado Livre, Amstel e Betano utilizando nossa plataforma de hospitalidade para engajar clientes, fornecedores e colaboradores”, afirma Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil.
Público nas finais únicas
- 2024: Atlético-MG 1 x 3 Botafogo (69.083)
- 2023: Boca Juniors 1 x 2 Fluminense (69.232)
- 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (42.517)
- 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo (55.023)
- 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos (5.000, pandemia)*
- 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate (78.573)
- Público total nos jogos com venda de ingressos: 314.428
- Média: 62.885
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