Mané Garrincha é a primeira candidatura oficial a receber a final da Libertadores 2025. Foto: Staff/Conmebol
Quando precisou de sede para a Copa América em 2021, ao ver Argentina e Colômbia declinarem de recebê-la em meio à pandemia, Brasília estendeu a mão à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e abrigou oito partidas do principal torneio de seleções do continente, inclusive a abertura e um semifinal. No mesmo ano, a capital do Brasil foi a primeira a hospedar jogos com público no Mané Garrincha na Libertadores, durante a crise sanitária no duelo de volta entre Flamengo e Defensa y Justicia nas oitavas.
O Governo Distrito Federal acumulou pontos com a Conmebol e decidiu resgatá-los. No último dia 5, o presidente Alejandro Domínguez revelou depois do sorteio do Super Mundial de Clubes, em Miami, nos Estados Unidos, o desejo informal de Brasília e Montevidéu receberem a final única da Libertadores em 29 de novembro de 2025. Não havia proposta no papel, apenas manifestações verbais das duas cidades. O blog apurou que a justificativa informal apresentada aos dirigentes da Conmebol foi minimamente convincente e colou: o aniversário de 65 anos da capital do país. A final única da 66ª edição é um dos presentes encomendados.
Cinco dias depois daquele 5 de dezembro, Brasília largou na frente. Oficializou a candidatura e deu garantias. O governador Ibaneis Rocha tomou a frente. Com mandato até 31 de dezembro de 2026, o chefe do executivo local queimou a primeira tentativa de ostentar a decisão no Mané, praticamente o quintal do Palácio do Buriti tal a proximidade entre a sede do governo e o principal templo do futebol do DF.
Se não for em 29 de novembro de 2025, será em 2026, dizem pessoas fontes da Conmebol com quem o blog conversou. A confiança é de que a entidade dificilmente deixará de quitar a dívida com Brasília no aniversário de 65 anos. Em 2022, o DF receberia a decisão da Sul-Americana. Porém, o segundo turno das eleições gerais no país mudou para Córdoba, na Argentina.
Ibaneis começou a se articular no último dia 10, em um documento enviado ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. No ofício 63 de 2024, pedia ao dirigente para oficializar Brasília como candidata a receber a final única da Libertadores em 2025. Entre os argumentos apresentados, o alto padrão da Arena BRB Mané Garrincha, a estrutura para treinos, aeroporto internacional com duas pistas para pousos e decolagens, voos diretos e rede hoteleira próxima do estádio com 14 mil unidades habitacionais e 26 mil leitos.
O texto assinado pelo governador partiu em direção à Barra da Tijuca, Zona do Rio, sede da CBF, com lembranças de que o capital recebeu a Copa das Confederações em 2013; a Copa do Mundo de 2014 e os torneios de futebol feminino e masculino nos Jogos Olímpicos de 2016, entre outras competições internacionais. Ibaneis se despede assim: “Na expectativa de contar com sua costumeira colaboração (…)”.
Ednaldo Rodrigues não joga futebol, mas recebeu o cruzamento na medida, finalizou de bate-pronto e usou o ofício 1730/2024 para encaminhar o pedido do governador ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, com quem tem ótimo relacionamento segundo gente próxima dele. “A CBF formalizou junto à Conmebol a candidatura de Brasília como sede da final única da Conmebol. Juntos poderemos realizar uma final memorável”, encerra a entidade máxima do futebol brasileiro com assinatura de Ednaldo Rodrigues.
Brasília é a primeira a protocolar a candidatura e dificilmente ouvirá não. A capital é favorita a se juntar a Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Guayaquil (Equador) e Buenos Aires (Argentina) na lista das sedes da final única. A Conmebol também tem dívida com Santiago, que deveria ter recebido a final em 2019, mas passou a vez devido à crise política no país à época. A Conmebol precisou recorrer urgentemente ao Estádio Monumental, no Peru. Ao menos no papel, o presidente de aniversário de 65 anos de Brasília está encomendado!
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…