Negociado há mais de um mês, o anúncio de Celina Leão (Progressistas) como secretária de Esportes do Distrito Federal nesta quarta-feira durante a reinauguração do Terminal Rodoviário de Sobradinho não significa na prática a saída do atual dono da pasta do GDF. O blog apurou que Leandro Cruz “subiu de patamar” e ganhou em troca uma cadeira mais próxima do Chefe do Executivo local. Ele assumirá o cargo de assessor especial para eventos no gabinete. Shows e competições esportivas estão no pacote.
Goiana, a nova secretária de Esportes Celina Leão, 43 anos, é formada em administração. Foi deputada distrital em dois mandatos (2011 a 2018), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, integrou as comissões do Esporte e de Seguridade Social e de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia e ocupou o cargo de secretária de Juventude de Brasília em 2006.
O governador do DF anunciou a troca na secretaria na manhã desta quarta-feira, em Sobradinho. “Eu não poderia fechar essa fala sem anunciar aquilo que venho esperando há muitos dias: a presença da deputada Celina Leão agora no nosso corpo de secretários, como secretaria de Esportes dessa cidade”, disse Ibaneis.
O blog apurou que o governador ficou satisfeito com o desempenho do ex-secretário Leandro Cruz na captação de eventos para o Distrito Federal, principalmente no período em que o Mané Garrincha ainda estava sob a administração do GDF. Consequentemente, decidiu que a composição política para abrigar Celina Leão teria recompensa para o aliado na realização, principalmente, de jogos na cidade.
“Celina é apaixonada por esportes e vem reforçar esse grande time de secretários que nós temos. Vem para investir pesado. É só alegria com Celina Leão na Secretaria de Esportes”
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, em entrevista à Agência Brasília
Leandro Cruz foi enviado várias vezes por Ibaneis Rocha ao Rio de Janeiro e outras cidades a fim de estreitar relações com cartolas e clubes de futebol. Na última delas, embarcou com um advogado do GDF rumo à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a missão de barrar o veto à venda do mando de campo na Série A do Campeonato Brasileiro. Competições como UFC e Grand Slam de Judô, Liga das Nações de Vôlei e Supercopa do Brasil também são creditadas por Ibaneis Rocha ao empenho do ex-secretário.
Enquanto isso, a comunidade esportiva do Distrito Federal torcia o nariz para Leandro Cruz e Ibaneis. Representante do DF no Novo Basquete Brasil (NBB), o Universo/BRB sentiu-se desprestigiado por receber menos verba de patrocínio do que o Flamengo. Os times do Distrito Federal reclamaram constantemente da falta de incentivo ao futebol local até mesmo na manutenção e liberação de estádios. As reclamações dos dirigentes eram recorrentes em relação ao GDF.
Com a saída da secretaria de Esportes, a tendência é que Leandro Cruz “jogue mais solto”, como diz a gíria do futebol, como homem de ligação do meio de campo entre o GDF e a Arena BSB, concessionária responsável pela administração do complexo esportivo do Mané Garrincha.
Ibaneis Rocha também ficou satisfeito com o empenho de Leandro Cruz, por exemplo, na participação do governo no fechamento do patrocínio do BRB ao time de basquete do Flamengo.
Post atualizado às 12h26
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/