Em dia de articulações e confirmações de um pacote emergencial de jogos nacionais e internacionais no Mané Garrincha, uma determinação da Justiça coloca em xeque a continuidade do Campeonato do Distrito Federal e a realização de jogos da Copa do Nordeste, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Pré-Libertadores e Carioca na principal arena do Distrito Federal. A ordem é para que a capital volte ao lockdown a partir desta quinta-feira (1/4). Treze e Botafogo viajaram 1.516km da Paraíba até Brasília para o clássico válido pelo Nordestão. Em meio ao vaivém, não sabem se poderão entrar em campo, no Serejão.
O governador Ibaneis Rocha recorrerá da decisão, mas algumas entidades, como a Conmebol, trabalham com alternativas. Os jogos de Palmeiras e Santos, por exemplo, transferidos de São Paulo para o DF, podem migrar para Assunção, no Paraguai. Por sinal, essa era a ideia original. Há receio de que novas batalhas jurídicas na capital gerem mais instabilidade e prejudiquem os eventos.
Durante esta terça-feira, a bola voltou a rolar com três jogos da terceira rodada do Candangão. Enquanto isso, Palmeiras, Santos, Flamengo, CBF, Confederação Sul-Americana e o escritório da Arena BSB, concessionária que administra o Mané Garrincha, vivia um dia intenso de negociações e expectativas, como publicou o blog no post anterior.
À espera da oficialização da Supercopa do Brasil, em 11 de abril, entre os campeões do Brasileirão (Flamengo) e da Copa do Brasil (Palmeiras), a Arena BSB fechou dois jogos internacionais na principal arena da capital federal.
Pacote fechado para o Mané Garrincha
11/4 – Flamengo x Palmeiras (Supercopa do Brasil)
13/4 – Santos x San Lorenzo (Pré-Libertadores)
14/4 – Palmeiras x Defensa y Justicia (Copa Sul-Americana)
15/4 – Flamengo x Vasco (Campeonato Carioca)
A Conmebol acatou pedido do Palmeiras e transferiu o jogo de volta contra o Defensa y Justicia, pela final da Recopa Sul-Americana, para o Mané Garrincha, em 14 de abril. O atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil tem casa própria, o Allianz Parque, mas está sem-teto devido às restrições a eventos esportivos no Estado de São Paulo.
Mais cedo, o presidente do Santos, Andrés Rueda, disse em entrevista ao blog que o Alvinegro Praiano havia pedido à Conmebol para mandar a partida de volta da terceira fase da Pré-Libertadores contra o San Lorenzo, da Argentina, em 11 de abril, no Mané Garrincha. A solicitação também foi deferida pela Conmebol, às 21h27 desta quinta-feira.
Principal inquilino da arena mais cara da Copa de 2014, o Flamengo preencheu a agenda do Mané Garrincha com o Clássico do Milhões de 15 de abril, contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca. As cidades do Rio e de Niterói estão proibidas de receber eventos esportivos. Daí o plano de mandar o confronto na cidade.
Como a decisão da Supercopa está prevista para 11 de abril, Flamengo e Palmeiras estudam passar uma semana em Brasília para treinos e dois jogos oficiais. Ambos, inclusive, começaram a traçar a logística. O Palmeiras, por exemplo, virá da Argentina, onde disputará a primeira partida da final da Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia.
No papel, estão previstos quatro jogos em cinco dias na capital federal. Em entrevista ao blog no post anterior, comemorou o sucesso do fechamento do pacote de partidas no Mané Garrincha Resta aguardar as cenas do próximo capítulo na queda de braço entre o GDF e a Justiça.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf