Sampaoli no gramado do Defensores del Chaco: último treino do Galo. Foto: Pedro Souza / Atlético
Jorge Sampaoli pode se tornar o primeiro técnico bicampeão da Copa Sul-Americana. Isso jamais aconteceu na história do torneio inaugurado em 2002 pela Conmebol. O argentino levou a Universidad de Chile ao título em 2011. Catorze anos depois, ele pode brindar o Atlético-MG com a conquista inédita na partida deste sábado contra o Lanús, em Assunção.
A Copa Sul-Americana tem 23 técnicos campeões diferentes em 23 edições. São 12 títulos de profissionais argentinos, 5 de brasileiros, dois de uruguaios e México, Peru e Espanha com um treinador campeão cada. Tite, Ney Franco, Caio Júnior, Tiago Nunes e Alberto Valentim são os representantes do país na sala de troféus do torneio continental.
Impressiona a semelhança do sistema de jogo do Atlético-MG com a da Universidad de Chile. Em 2011, ele conquistou a taça no esquema tático 3-4-1-2. Variável para 3-4-3. Ele também adota essa configuração no Galo com as devidas adaptações.
Leia também
Pedro é perda enorme, mas os três títulos de Filipe Luís foram sem ele
O time chileno tinha Osvaldo González, Marcos González e José Rojas em uma linha de três defensores. O meio de campo contava com Francisco Castro, Matías Rodríguez, Aránguiz, Marcelo Díaz e Mena. Na frente, Eduardo Vargas e Gustavo Canales.
A formato escolhido por Jorge Sampaoli para o Atlético é semelhante. Há uma linha de três defensores com Ruan Tressoldi ou Saravia, Vitor Hugo e Junior Alonso à frente do goleiro Everson. No meio de campo uma linha de quatro homens com Rony na ala-direita, Fausto Vera e Alexander ou Igor Gomes por dentro e Guilherme Arana ou Gustavo Scarpa na esquerda. Bernard no papel de homem de ligação e Hulk ao lado de Dudu no ataque.
Jorge Sampaoli não conquista título desde o Campeonato Mineiro de 2020 justamente pelo Atlético na primeira passagem pelo clube. A última conquista internacional é a Copa América de 2015. Em contrapartida, o Galo pode entrar na lista dos times brasileiros campeões do segundo torneio mais importante do país ao lado de Athletico-PR, Chapecoense, São Paulo e Internacional.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A transferência de Weverton do Palmeiras para o Grêmio — com 12 títulos no currículo…
A Caixa ensaia voltar a patrocinar o futebol, mas não o masculino. O blog apurou…
Jorge Sampaoli não conquista título desde 2020. O último foi justamente no Atlético: o Estadual.…
Ah, o futebol e suas contradições. Enquanto o Cruzeiro perdia para o Pouso Alegre por…
Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…
A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…