O empate por 0 x 0 entre Venezuela e Uruguai no último dia 8, em Caracas, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Qatar-2022, pode ter sido o foco de um provável surto de covid-19 no elenco da seleção vinotinto, adversária do Brasil neste domingo na abertura da Copa América, às 18h, no Mané Garrincha, em Brasília. Duas fontes ouvidas pelo blog apontam possibilidade de falha no protocolo da partida realizada há cinco dias, em Caracas. O caso está sendo apurado sigilosamente.
Curiosamente, Wilker Ángel, Rolf Feltscher, Tomás Rincon e outros três membros da delegação preocupavam o departamento médico da Venezuela antes da viagem da delegação ao Brasil. Todos permaneceram no país. Na noite desta sexta, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou que cinco jogadores foram diagnosticados com covid-19 no Brasil. A lista dos nomes tem mais atletas que participaram da partida do último dia 8.
Para se ter uma ideia do drama venezuelano na véspera da estreia, é possível formar um time com jogadores ausentes na Copa América por questões sanitárias ou contusões: Contreras; Ángel, Osorio e Feltscher; Añor, Figuera, Machís e Hurtado; Ramírez e Rondón. Com novos casos, é possível que que a quantidade de desfalques aumente. Ciente do risco, a Conmebol decidiu mexer no regulamento da Copa América e autorizar troca ilimitada de convocados.
Cinco jogadores estão de sobreaviso e devem desembarcar no Brasil nos próximos dias para substituir os infectados: Richard Figueroa (Zamora), Luis Romero (Portuguesa), Giancarlo Schiavone (Metropolitanos), Yhonatan Yustiz (Aragua) e Christian Larotonda (Metropolitanos).
Há preocupação, também, com a seleção do Uruguai. O meia Arrascaeta, por exemplo, foi diagnosticado com covid-19 quando se apresentou ao técnico Oscar Washington Tabárez.
A expectativa, a partir de agora, é pelo posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol diante da possibilidade de um surto na Venezuela. A delegação treinará em São Paulo neste sábado e embarcará à noite para Brasília. Na última terça-feira, o elenco divulgou o Manifesto de Assunção, com críticas à Conmebol pela condução da organização da Copa América.
Se mantiver a mesma postura adotada na Libertadores, a Conmebol dificilmente cancelará jogos. Principalmente a partida de abertura da Copa América. Na fase de grupos do torneio de clubes, por exemplo, o River Plate venceu com um jogador da linha fazendo o papel de goleiro. O elenco do time argentino estava mutilado pela quantidade de infecções.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…