Bolsonaro vê Brasil x Argentina na Copa América 2019: frequente nos jogos da Seleção. Foto: Carolina Antunes/PR
A menos que haja reviravolta neste domingo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, que costuma surpreender em cima da hora; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, não irão ao Mané Garrincha para o jogo de abertura da Copa América entre Brasil e Venezuela, às 18h. Assistirão ao jogo de casa. O procedimento é idêntico na decisão da Supercopa do Brasil, em abril, entre Flamengo e Palmeiras, realizada no mesmo estádio.
Há dois anos, Bolsonaro desembarcou com a comitiva no Morumbi, em São Paulo, e viu, da tribuna, a estreia da Seleção contra a Bolívia. Na semana passada, o Gabinete de Segurança Institucional sinalizou que o chefe de estado iria à arena. Inclusive acompanhou a distância o planejamento da cerimônia de abertura, mas houve uma desmobilização nos últimos dias.
Bolsonaro costuma dar dribles em cerimoniais. Bate o martelo sobre a ida ou não ao estádio 30 minutos antes de jogos ou de eventos no Mané Garrincha. Em fevereiro do ano passado, mudou de ideia pelo menos três vezes sobre a presença no evento evangélico The Send Brasil. Apareceu de surpresa em jogos poucos prováveis do Mundial Sub-17 da Fifa, no Estádio Bezerrão, no Gama.
O blog apurou que, até a última quinta-feira, a quantidade de pedidos de informações sobre credenciamento e acesso ao estádio era grande por parte de emissários dos governos local, federal e de parlamentares. De uma hora para outra, o ritmo desacelerou. Uma fonte relata que houve ordem para que a presença de políticos no Mané Garrincha fosse evitada. A razão é óbvia: o desgaste causado pela transferência do torneio da Argentina e da Colômbia para o Brasil.
Outra fonte relata que os protocolos exigidos pela Conmebol assustaram e “cancelaram” algumas carteiradas de quem estava à caça de um cantinho na arena. Jornalistas credenciados para a cobertura, por exemplo, precisam fazer o teste PCR 48 horas antes da realização de cada partida e enviar o resultado para um aplicativo específico. Só assim têm acesso ao estádio. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também intimidou pedidos e tem fiscalizado o cumprimento dos protocolos sanitários da Secretaria de Saúde e da própria Conmebol.
Na vitória por 2 x 0 sobre o Qatar, em 2019, ainda no velho normal, as tribunas do Mané Garrincha lembrava o vaivém no Congresso Nacional. Além dos principais ministros de Bolsonaro, parlamentares como Romário e Alexandre Frota estavam por lá. O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, o ex-governador do Rio, Wilson Witsel, dois filhos de Bolsonaro, Flávio e Jair Renan e deputados como Marco Feliciano transitaram pelo buffet oferecido aos políticos.
Os espaços de Bolsonaro e de Ibaneis na tribuna de honra do Mané estavam reservados para a abertura da Copa América, mas foram desbloqueados. Como o presidente costuma decidir sobre a presença ou não em jogos no Mané Garrincha 30 minutos antes do evento, os cerimonialistas do evento continuam de sobreaviso. Até a quantidade de comida e bebida foi reduzida para a abertura da Copa América. Foi bem mais em 2019, na última vinda da Seleção a Brasília.
Com a possibilidade de menos carteiradas de autoridades políticas e de suas comitivas, a tendência é de que os espaços nobres do estádio sejam ocupados por cartolas da Conmebol e da CBF. Presidente interino depois do afastamento de Rogério Caboclo devido às denúncias de assédio sexual e moral de uma funcionária, o coronel Nunes estará no Mané Garrincha com a esposa. O secretário-geral Walter Feldman, também, acompanhado de um dos vices da entidade máxima do futebol brasileiro. Fernando Sarney – representante da Conmebol na Fifa.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…