Joel Santana Joel Santana e a inseparável prancheta no Brasiliense. Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press (21.10.2005) Joel Santana e a inseparável prancheta no Brasiliense. Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press (21.10.2005)

Joel Santana faz 72 anos: 10 milagres do Natalino

Publicado em Esporte

Joel Natalino Santana, o Papai Joel, faz 72 anos neste 25 de dezembro. Boa praça, Joel não é santo, mas tem uma carreira marcada por milagres que vão das quatro linhas — como a virada do século 20 à frente do Vasco na decisão da Copa Mercosul de 2000 contra o Palmeiras — ao status de campeão estadual pelos quatro grandes do Rio. Midiático, fez sucesso como garoto-propaganda em filmes publicitários.

Campeão brasileiro como jogador e técnico do Vasco, e responsável pelo sucesso da África do Sul na Copa das Confederações de 2009, o Papai Joel tem lugar no coração, principalmente, dos rubro-negros. Salvou o clube da Gávea de dois rebaixamentos. Sem contar que ele comandou o Brasiliense de Marcelinho Carioca, Iranildo, Vampeta e Oséas em 2005. Essas e outras histórias merecem ser lembradas em homenagem ao aniversariante do dia. Parabéns, Joel!

 

1- África do Sul

»  Em 2009, leva os Bafana Bafana ao quarto lugar na Copa das Confederações disputada em casa. Nas semifinais, vende caro a derrota para o Brasil , de Dunga, que avança à decisão contra os Estados Unidos graças a um gol de falta de Daniel Alves. Na decisão do terceiro lugar, faz a Espanha sofrer para sair de campo com a vitória por 3 x 2 na prorrogação.

 

2- Carioca de 1995

»  Flamengo e Botafogo são os favoritos ao título, mas o Fluminense, de Joel Santana, desbanca  milionário time rubro-negro, que tinha os tetracampeões Romário e Branco entre os titulares, e estraga o ano do centenário rival com um gol de barriga de Renato Gaúcho em um Maracanã lotado e debaixo de chuva.

Campeão carioca em 1995 pelo Fluminense com gol de barriga de Renato Gaucho. Foto: Marcio Rodrigues/Fotocom.net

 

3- Carioca de 1997

»  Leva um time limitado do Botafogo, que havia sido campeão brasileiro em 1995 e disputado a Libertadores em 1996, ao título estadual. Supera o Vasco em uma tumultuada decisão. A dupla de ataque alvinegra é formada por Bentinho e o brasiliense Dimba, autor do gol que dá a taça ao Glorioso na final contra o Vasco.

 

4- Carioca de 2010

»  Joel Santana herda um time do Botafogo humilhado por uma goleada por 6 x 0 diante do arquirrival, Vasco, e chuta a crise para escanteio. Depois da conquista da Taça Guanabara, fatura também a Taça Rio desbancando o Flamengo, de Adriano, Pet e Vágner Love, com gol histórico de Loco Abreu em uma cobrança de pênalti para cardíaco. O Uruguaio bate com cavadinha e humilha o goleiro Bruno.

Pedro Kirirlos/Lancepress
Campeão duas vezes pelo Botafogo. Foto: Pedro Kirirlos/Lancepress

 

5- Primeira salvação rubro-negra

»  Papai Joel evita ao menos duas quedas do Flamengo para a segundona. A mais dramática delas, em 2005. Depois de comandar o Brasiliense, assume a prancheta rubro-negra a nove rodadas do término da Série A. Sob a batuta do técnico, o Flamengo vence seis partidas, empata três e termina em 15º lugar, três posições à frente da zona de rebaixamento.

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Do Brasiliense para o Flamengo em 2005. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

 

6- Segunda salvação rubro-negra

»  Em 2007, Joel Santana protagoniza uma das maiores arrancada do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos.  Alça o Flamengo da zona de rebaixamento para o terceiro lugar na Série A, com direito a conquista de vaga para a Copa Libertadores da América de 2008.

 

7- Copa Mercosul

»  Imagina ir para o vestiário do velho Parque Antártica perdendo um jogo por 3 x 0 e sair de campo com a taça nas mãos depois da virada do século diante do Palmeiras. Foi o que o Vasco conseguiu sob o comando de Joel Santana na decisão de 2000. O timaço tinha Romário, Viola, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Júnior Baiano… Um dos jogos inesquecíveis para os cruz-maltinos e Papai Joel.

Joel e a marra de Romário. Foto: Fernando Maia/ Agência O Globo

 

8- Campeão nos quatro

»  O currículo de Joel Santana tem títulos cariocas nos quatro grandes do Rio como técnico. Pelo Vasco, em 1992 e em 1993. No Fluminense, em 1995. À frente do Flamengo, em 1996 e depois em 2008. No Botafogo, levou a taça em 1997 e em 2010. Especificamente pelo Vasco, foi campeão brasileiro em 1974 como jogador (zagueiro) e em 2000 como treinador na Copa João Havelange. Como ele mesmo diz, tem que respeitar.

 

9- Emirados Árabes Unidos

»  Joel Santana se orgulha de ter ajudado a formar cinco jogadores que ajudaram os Emirados Árabes Unidos a disputar a Copa do Mundo pela primeira vez, em 1990. Na passagem pelo Al-Wasl, de 1981 a 1986, o treinador viu a evolução de Fahad Khamees Mubarak, Zuhair Bilal, Hassan Mohamed Hussain, Nasir Khamees Mubarak e Fahad Abdullah — todos eles convocados para o Mundial da Itália pelo técnico Carlos Alberto Parreira.

 

10- Garoto-propaganda

»  Alvo de chacotas ao falar inglês, transformou o que era piada em sucesso publicitário ao ser o personagem do comercial do xampu Head & Shoulders, contracenando inclusive com Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em um “Tálqui Show”. Antes, também havia gravado um filme publicitário para a marca de refrigerante Pepsi. Além de ganhar dinheiro a rodo, foi contratado no meio do ano pelo  Black Gold Oil, da quinta divisão dos Estados Unidos.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf00