Jhon Arias Jhon Arias foi anunciado nesta sexta-feira pelo Palmeiras. Arte: Palmeiras Jhon Arias foi anunciado nesta sexta-feira pelo Palmeiras. Arte: Palmeiras

Jhon Arias e o legado colombiano: manter o nível elevado no Palmeiras

Publicado em Esporte

Jhon Arias desembarcará no Palmeiras com sarrafo elevado deixado por compatriotas dele na passagem pelo clube paulista. Freddy Rincón, Faustino Asprilla e Richard Ríos fizeram contribuições relevantes ao museu do Palestra Itália e desafiam Arias a igualar.

 

Freddy Rincón chegou ao Palmeiras em 1994. Era uma das estrelas do América de Cáli e daquela seleção da Colômbia protagonista de uma goleada por 5 x 0 contra a Argentina no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela Eliminatórias da Copa de 1994.

 

Deu tempo de Rincón ajudar o Palmeiras a conquistar o Campeonato Paulista antes de partir com a Colômbia para os Estados Unidos e transferir-se para o Napoli depois do Mundial. Era o camisa 10 de um timaço cujo meio de campo reunia César Sampaio, Mazinho, Rincón e Zinho atrás da dupla de ataque formada por Edílson e Luizão.

 

Faustino Asprilla chegou badalado do Parma com estrela para colaborar em duas conquistas do Palmeiras: o Torneio Rio-São Paulo e a Copa dos Campeões em 2000.

 

Richard Ríos deixou o Palmeiras recentemente com dois títulos no currículo. O volante colaborou nas conquistas do Campeonato Brasileiro em 2023 e do Paulista em 2024. Encerrou a passagem pelo clube como um dos intocáveis do técnico Abel Ferreira.

 

O zagueiro Yerry Mina teve seus dias de idolatria no Palmeiras ao comandar a defesa alviverde do técnico Cuca no título do Campeonato Brasileiro de 2016. O atacante Muñoz ajudou o Palmeiras a ganhar a Série B do Brasileirão e retornar à elite em 2003.

 

Jhon Arias é candidato a assumir no Palmeiras o protagonismo que tinha no Fluminense. A concorrência é maior com ídolos consolidados como Gustavo Gómez e destaques do nível de Flaco López, Vitor Roque, o xodó Allan e o lesionado Paulinho.

 

Arrisco até uma formação com o colombiano entre os 11: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Marlon Freitas e Andreas Pereira; Arias, Flaco López e Allan; Vitor Roque. Que tal? O patamar do Palmeiras tem tudo para subir em 2026.

 

Leia também: Análise

Tite perdeu seis dos últimos dez jogos no Campeonato Brasileiro

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor