A nova temporada do Campeonato Turco terá pelo menos duas atrações garantidas para a torcida do Flamengo: clássicos entre ex-técnicos do clube. Confirmado oficialmente como novo treinador do Fenerbahçe, Jorge Jesus enfrentará pelo menos duas vezes Domenèc Torrent na Superliga Turca. Em 2020, o catalão sucedeu o português no time rubro-negro. Passou 101 dias no cargo e foi demitido. Dome comanda o Galatasaray desde janeiro.
Protagonistas do maior clássico do país, Fenerbahçe e Galatasaray viraram coadjuvantes nas últimas três temporadas. Os títulos mais recentes foram para as prateleiras do Trabzonspor (2022), Besiktas (2021) e Istanbul Basaksehir (2020). A última conquista do Galatasaray no Campeonato Turco faz três anos. A missão de Jesus é mais complicada. O Fenerbahçe não domina a competição desde a temporada 2013/2014. Em tese, pouco tempo. Em 2019, o Mister encerrou 10 anos de abstinência do Flamengo no Brasileirão.
O Fenerbahçe vem de um vice-campeonato amargo. Encerrou a maratona oito pontos atrás do atual campeão Trabzonspor. O elenco dificilmente deixará de passar por reformulação depois da chegada de Jorge Jesus. Especula-se a contratação do lateral-esquerdo Marcelo, que está de saída do Real Madrid, e o interesse do treinador lusitano em jogadores do Flamengo: o volante Willian Arão e os atacantes Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Titular do Brasil na conquista da Copa das Confederações 2013 e no quarto lugar na Copa do Mundo de 2014, o volante Luiz Gustavo é o único brasileiro no elenco do Fenerbahçe até a chegada de Jorge Jesus. O Galatasaray conta com o zagueiro Marcão, com passagem por Atlético-GO e Athletico-PR. O fato de Jesus e Dome terem trabalhado recentemente no Brasil torna o país referência para a busca de reforços na janela de transferências.
Basta lembrar o que fez Jorge Jesus ao assumir o Benfica. Tirou o lateral-direito Gilberto do Fluminense e mandou fazer um PIX para arrancar Everton Cebolinho do Grêmio e o zagueiro Lucas Veríssimo do Santos. Questão de tempo para Jesus e Dome começarem a causar arrepios nos cartolas do futebol brasileiro. Principalmente, o técnico do Fenerbahçe.
“Tenho a consciência das condições que o Fenerbahçe pode pagar a seus jogadores, e a escolha foi baseada nisso. Alguns jogadores são conhecidos no mundo do futebol e na Turquia. Vamos tentar contratar jogadores que nós achamos que podem melhorar a qualidade da equipe do Fenerbahçe, não viemos fazer nenhuma revolução no elenco, viemos para fazer um equilíbrio com quatro ou cinco jogadores”, disse Jesus na chegada à Turquia.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…