Hulk Hulk tem três pênaltis perdidos com a camisa do Galo: todos na Libertadores. Foto: Pedro Sousa/Atlético Hulk tem três pênaltis perdidos com a camisa do Galo: todos na Libertadores. Foto: Pedro Souza/Atlético

Hulk no Brasil, Bruce Banner na Copa Libertadores: o drama do cara do Atlético nas cobranças de pênalti

Publicado em Esporte

Alguma coisa acontece com Hulk na Libertadores. O ídolo do Atlético-MG desperdiçou pela terceira vez nesta terça-feira uma cobrança de pênalti no torneio continental. Impecável nos tiros da marca da cal no Mineiro, Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, nas quais jamais falhou, o cara do Galo vacilou na decisão por pênaltis contra o Boca Juniors nas oitavas de final da edição passada e no tempo regulamentar contra o Palmeiras nas quartas de final. Hoje, poderia ter decretado o triunfo alvinegro, em Guayaquil, porém Ortíz saltou corretamente no canto esquerdo e defendeu o chute à meia altura. 

 

Hulk não é mau batedor de pênaltis, mas está longe de ser excelente. Cobranças decisivas costumam ser um fardo na carreira da estrela do Atlético-MG. Ele errou na decisão por pênaltis contra o Boca Juniors nas oitavas de final. A responsabilidade de abrir a série era dele. Para sorte do protagonista, o anjo da guarda Éverson amenizou a noite do atacante.

 

Falhou também no jogo de ida das semifinais do ano passado contra o Palmeiras, no Allianz Parque. A trave impediu a bola de entrar. O erro custou caro. O alviverde arrancou empate por 1 x 1, no Mineirão, e avançou à final. A história seria outra se Hulk tivesse acertado. À época, havia peso para gol marcado fora de casa. 

 

Julio Cesar serviu de escudo para Hulk nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Ele foi um dos cobradores do Brasil, no Mineirão, depois do empate por 1 x 1 no tempo regulamentar e na prorrogação. A responsabilidade da penúltima cobrança era de Hulk, e ele errou.

 

O atacante também falhou em um mata-mata da fase eliminatória da Liga Europa na temporada 2010/2011. O duelo com o belga Genk valia acesso à fase de grupos do segundo torneio continental mais importante da Europa. No mesmo jogo, ele converteu uma cobrança e saiu de campo como protagonista na vitória por 4 x 2 — 7 x 2 no agregado.

 

Não, não estou chamando Hulk de amarelão. Longe disso. Hulk não desperdiçou cobranças no Mineiro, Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. O problema dele é o peso das competições internacionais. Ele precisa ter mais zelo nas cobranças em jogos pesados como mata-mata da Libertadores. Oportunidades como a desperdiçada nesta terça costumam pesar no placar agregado. Ele poderia ter dado tranquilidade ao Galo. Havia participado muito bem do lance do primeiro gol e seria decisivo na penalidade máxima. 

 

O sentimento da Massa é de que o Atlético-MG poderia ter resolvido a série em Guayaquil. Apresentou futebol para isso, principalmente no primeiro tempo. O time teve algumas chances para decidir a partida na etapa final. Em vez de matar o Emelec, alimentou a pressão dos anfitriões. Ademir abriu o placar, mas o time da casa cresceu a partir do pênalti cometido por Nathan Silva em Cabezas. Sebastián Rodríguez converteu. 

 

Além do pênalti desperdiçado por Hulk, Antonio Mohamed certamente lamentará a perda de Allan para o duelo de volta. O volante foi expulso. Uma senhora baixa.

 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf