Hugo e Lomba Crias do Flamengo, Hugo Souza e Marcelo Lomba são os goleiros da "final" Crias do Flamengo, Hugo Souza e Marcelo Lomba são os goleiros da "final"

Hugo x Lomba: goleiro o Flamengo faz em casa e terá dois em campo na decisão

Publicado em Esporte

Goleiro o Flamengo faz em casa e terá dois — um em cada lado — na possível final do Campeonato Brasileiro neste domingo contra o Internacional, às 16h, no Maracanã. Donos das traves dos candidatos ao título, Hugo Souza e Marcelo Lomba são crias rubro-negras. O clube ainda tem Paulo Victor no Grêmio e Wilson no Coritiba. Ambos também são crias do clube.

Apontado como promessa no CFZ, o time de Zico, Lomba foi levado para o Flamengo. Lomba era tão bem avaliado nas divisões de base que participou da conquista do Mundial Sub-17 em 2003. A Seleção Brasileira contava à época, entre outros, com o lateral Jonathan, o volante Arouca, o meia Ederson, ex-Flamengo, e Léo Mattos, atualmente no Vasco.

Lomba estreou como titular no time profissional aos 22 anos, em 2008, em um Clássico dos Milhões contra o Vasco. Era o segundo reserva de Bruno, que havia se consolidado dono da posição. Com a ida do amigo Diego para o Ceará, Lomba virou suplente imediato de Bruno.

Em 2010, Lomba assumiu a posição depois da prisão preventiva de Bruno devido ao caso Eliza Samúdio. Desfigurado depois da conquista do Campeonato Brasileiro 2009, do vice no Carioca, da eliminação nas quartas de final e das saídas de Adriano e Petkovic do time, o Flamengo penou na Série A. Titular em 30 dos 38 jogos do time na Série A, ajudou o time rubro-negro a escapar do rebaixamento para a segunda divisão. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo fechou em 14º lugar, apenas dois pontos acima do Z-4.

Surpresa com o escândalo pessoal protagonizado por Bruno, a torcida do Flamengo não morria de amores por Marcelo Lomba. Muito menos Luxemburgo. Em 2011, o treinador decidiu que não contaria com o goleiro. Felipe assumiu a meta rubro-negra. O Flamengo decidiu emprestar Lomba para a Ponte Preta. A negociação não deu certo e o jogador ficou encostado no clube até fechar com o Bahia para a disputa do Campeonato Brasileiro 2011. Brilhou no tricolor e foi comprado em 2012. Mais de 200 jogos depois, deixava o clube para se apresentar ao Inter.

Eleito melhor goleiro do Campeonato Brasileiro 2018 com a camisa do Internacional, Lomba pode ajudar o clube gaúcho a quebrar o tabu de 41 anos sem título. No último, em 1979, as luvas coloradas pertenciam ao lendário goleiro paraguaio Benítez. Marcelo Lomba comanda a defesa menos vazada desta Série A com 33 gols sofridos. Um contra o Flamengo, protagonista do melhor ataque da competição com 65 bolas na rede.

Onze anos mais jovem que Marcelo Lomba, Hugo Souza assumiu a responsabilidade de substituir Diego Alves neste Campeonato Brasileiro. Entrou numa fria contra o Palmeiras no primeiro turno e brilhou no empate por 1 x 1, no Allianz Parque. Foi do céu ao inferno ao cometer a falha bizarra contra o São Paulo na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Chegou a ser preterido por Rogério Ceni, que escalou César na derrota para o Ceará.

Assim como Lomba, Hugo Souza chama atenção da Seleção. Foi convocado por Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador na primeira lista depois do fracasso da Seleção na Copa do Mundo 2018. Ganhou experiência treinando com Alisson (Liverpool) e Neto (Barcelona). É um dos cotados para ir ao Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 no meio do ano.

Se o Flamengo vencer Inter e São Paulo nas últimas rodadas, Hugo Souza pode se tornar o primeiro goleiro formado no Ninho do Urubu a conquistar o título brasileiro como titular. Diego Alves (2019), Bruno (2009), Gilmar (1992), Zé Carlos (1987) e Raul Plassmann (1980, 1982 e 1983) não começaram no clube rubro-negro.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf