Jogo a jogo: a história dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores da América 2018

Publicado em Esporte
A Conmebol sorteou os duelos das oitavas na noite desta segunda-feira. Imagem: Conmebol
A Conmebol sorteou os duelos das oitavas na noite desta segunda-feira. Imagem: Conmebol

 

Racing-ARG x River Plate-ARG
Houve seis clássicos argentinos na história da Libertadores, com duas vitórias do Racing e quatro empates. Foram quatro confrontos em 1967, ano em que o Racing  conquistou o título inédito. Na fase de grupos, ganhou em casa por 2 x 0 e empatou por 0 x 0 no Monumental de Núñez. No quadrangular semifinal, empate sem gols na casa do River e triunfo do Racing por 3 x 1 em Avellaneda. Em 1997, o duelo foi justamente nas oitavas de final. Empate por 3 x 3 no jogo de ida, 1 x 1 na volta e decisão por pênaltis. O Racing fez 5 x 3 e avançou às quartas de final.
Palpite: Racing

 

Independiente-ARG x Santos
Os dois clubes se enfrentaram na semifinal de 1964. O Santos perdeu em casa por 3 x 2. Na volta, novo revés, por 2 x 1. O Independiente avançou à final, passou pelo Nacional, do Uruguai, e conquistou o primeiro dos seus sete títulos da Libertadores.
Palpite: Independiente

 

Estudiantes-ARG x Grêmio
Um duelo tradicional em competições sul-americanas. Em 1983, ano em que o tricolor faturou o tíutulo pela primeira vez, vitória gaúcha por 2 x 1 no Olímpico e empate por 3 x 3 na Argentina. Houve outros três confrontos em mata-mata, todos pela extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores. O Grêmio avançou em dois e o Estudiantes em um.
Palpite: Grêmio

 

Atlético Tucumán-ARG x Atlético Nacional-COL
Duelo inédito na Libertadores.
Palpite: Atlético Nacional

 

Colo-Colo-CHI x Corinthians
Houve quatro confrontos, mas nenhum pela Copa Libertadores da América. Na Copa Mercosul de 2001, empate por 0 x 0 em São Paulo, e vitória por 2 x 0 em Assunção. Os dois clubes também duelaram em um torneio internacional disputado em 1969, com goleada do Colo Colo por 4 x 2, e no amistoso de 1960, com vitória do Corinthians por 2 x 0.
Palpite: Corinthians

 

Cerro Porteño-PAR x Palmeiras
Duelo bem comum na Libertadores. O Palmeiras enfrentou o adversário paraguaio oito vezes, todos na fase de grupos, e só perdeu uma vez. Na fase de grupos de 1999, goleada alviverde por 5 x 2 fora de casa e por 2 x 1 em casa. Em 2001, empate sem gols em Assunção e novo massacre por 5 x 2, em São Paulo. Em 2005, igualdade por 1 x 1 no Paraguai e por 0 x 0 no Brasil. Em 2006, empate por 0 x 0 e a única derrota no retrospecto contra o adversário, por 3 x 2, em São Paulo.
Palpite: Palmeiras

 

Flamengo x Cruzeiro
Inédito na Libertadores, mas já rolou em outro torneio: a extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1995. Foi nas semifinais da competição. Vitória rubro-negra por 1 x 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, e triunfo por 3 x 1 no Maracanã. O clube carioca avançou à final no ano do centenário e perdeu o título continental para o Independiente.
Palpite: Flamengo

 

Boca Juniors-ARG x Libertad-PAR
São quatro duelos na história da Libertadores. No triangular semifinal de 1977, duas vitórias do Boca Juniors por 1 x 0. O confronto de 2007 rolou pelas quartas de final, com empate por 1 x 1, em Buenos Aires, e triunfo xeneize por 2 x 0, em Assunção.
Palpite: Boca Juniors

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF