Haaland O centraovante Haaland é o artilheiro com 12 gols na UCL. Foto: Christof Stach/AFP Haaland puxa a fila da artilharia com 12 gols na UCL. Foto: Christof Stach/AFP

Haaland, Benzema, Dzeko, Lukaku, Giroud: Semi da Champions League é banquete de centroavantes

Publicado em Esporte

Se a década passada começou com o debate sobre um possível fim dos autênticos centroavantes em meio ao sucesso de falsos nove como Lionel Messi no Barcelona de Pep Guardiola e até mesmo de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, a atual resgata com autoridade os homens de referência dentro da área. A lista dos classificados para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa recoloca os homens gols na moda.

 

O Manchester City está nas semifinais graças ao talento do norueguês Erling Haaland. O centroavante do Manchester City é o artilheiro disparado da Champions League com 12 gols e uma assistência. Ele se deu ao luxo de desperdiçar uma cobrança de pênalti na partida de volta contra o Bayern de Munique nesta quarta-feira, na Alemanha, mas oferece ao time inglês o que falta desde a saída do argentino Sergio Agüero do clube: um especialista na arte de balançar a rede. Um cara como ele fez falta — e como — no duelo com o Real Madrid na semifinal de 2022. Ele é um dos diferenciais para a revanche.

 

Por falar no Real Madrid, o time espanhol avança às semifinais depois de desbancar o Chelsea com um verdadeiro nove e um postiço decisivo. Karim Benzema é o atual número 1 do mundo. O desempenho está abaixo do ano passado, mas os cinco gols e um passe decisivo são importantes nesta campanha pelo 15º título. Sem ele, Carlo Ancelotti sabe se virar muito bem com o versátil Rodrygo. O prodígio coleciona cinco gols e duas assistências — dois deles nas quartas de final diante do Chelsea na última terça, em Stamford Bridge.

 

Campeã pela última vez em 2010, a Internazionale retorna às semifinais ostentando dois centroavantes de ponta. O bósnio Edin Dzeko contribuiu com três gols e um passe decisivo nesta campanha. Quando um não dá certo, o outro conserta. Bem, o outro é simplesmente Ramelu Lukaku. O belga acumula três bolas na rede nesta edição da Champions League. 

 

Adversário da Internazionale nas semifinais como na edição de 2003, o Milan também tem um centroavante de plantão. Não chega a ser Marco van Basten, George Weah ou Andriy Shevchenko, mas o francês Olivier Giroud dá para o gasto. É protagonista de cinco gols e duas assistências nesta temporada. O último decisivo no mata-mata contra o Napoli. 

 

Os rivais do clássico de la madonnina ainda contam com opções adaptáveis ao cargo de falso nove. O argentino Lautaro Martínez bate um bolão na Internazionale. Está se comportando mais como garçom. Deu três assistências e tem dois gols. O português Rafael Leão é aquele raio da incrível arrancada pela esquerda no gol de Giroud contra o Napoli. Estufou a rede uma vez. O negócio dele é deixar o parceiro na cara do gol.

 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf