Hellmann Odair Hellmann: clássicos contra o Flamengo como jogador e técnico. Foto: Lucas Merçon/Fluminense Odair Hellmann: clássicos contra o Flamengo como jogador e técnico. Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Há 21 anos, o volante Odair Hellmann ajudava o Fluminense a se superar contra o Flamengo em dois clássicos do Carioca

Publicado em Esporte

A missão não é fácil. Odair Hellmann precisa dar ao Fluminense o título da Taça Rio contra o badalado Flamengo nesta quarta-feira, às 21h30, com transmissão exclusiva da FluTV, para forçar a final do Campeonato Carioca em mais dois jogos. De superação tricolor o catarinense de 43 anos entende. Há 21 anos, Odair era jogador do clube de Laranjeiras. Esteve em campo em dois clássicos contra o time rubro-negro no Estadual e não perdeu.

A fase do Fluminense era difícil. O clube vivia ser pior enredo em 118 anos de história. Havia sido rebaixado para a terceira divisão. E lá estava Odair no elenco liderado por Carlos Alberto Parreira. O Carioca era o que menos importava naquela temporada. O plano era deixar a equipe pronta para encarar os perrengues da terceira divisão. Para se ter uma ideia, o tricolor encarou Serra, Vila Nova, Anapolina, Goiânia e o extinto Dom Pedro-DF na primeira fase do torneio.

Dois clássicos contra o Flamengo indicaram que o Fluminense estava no caminho certo para terminar o ano campeão da Série C. Ambos com a colaboração de Odair. Em 4 de abril de 1999, o tricolor viu Romário abrir o placar no duelo válido pela sétima rodada da Taça Guanabara, mas o zagueiro Alexandre Lopes impediu a derrota. Odair formou o quarteto do meio de campo com França, Jorge Luís e Jean Carlo diante de 106.111 pagantes, no Maracanã.

Apesar das provocações dos rivais aos gritos de “ão, ão, ão, terceira divisão”, o Fluminense se impôs no segundo – e último clássico – contra o Flamengo em 1999. Em 23 de maio daquele ano, derrotou o Flamengo por 2 x 0 no clássico da Taça Rio. Júlio Cesar e Roni comandaram o triunfo no Maracanã. Carlos Alberto Parreira começava a arrumar o time e o meio de campo não era mais o mesmo do primeiro duelo. Odair passou a ser reserva, Havia perdido a posição para Marcelinho Paulista, mas entrou durante a partida no lugar de Nonato e ganhou o “bicho”.

O fato de estar na Série C não deixou o Fluminense complexado contra o Flamengo. O tricolor não perdeu os dois clássicos oficiais daquele ano. Só não dá para dizer que fechou 1999 invicto contra o arquirrival porque perdeu por 5 x 3 o torneio amistoso batizado de Taça São Sebastião.

Odair virou peça importante do Fluminense para a Série C. Fez até gol contra o extinto Dom Pedro, o time dos bombeiros do DF, como contou este blogueiro. Ajudou o tricolor a conquistar o título da terceira divisão. Portanto, se há uma história boa para Odair Hellmann contar e motivar os jogadores do Fluminense na preleção antes da final contra o Flamengo, essa é uma delas. A superação de 1999 pode servir de combustível para o primeiro milagre da multiplicação de jogos de que o time de Laranjeiras precisa para impedir o bicampeonato rubro-negro. Neste ano, o Fluminense venceu o Flamengo sub-20 por 1 x 0 na fase classificatória da Taça Guanabara e perdeu para o time principal rubro-negro por 3 x 2 na semifinal do turno.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/