As semifinais da Uefa Champions League começam nesta terça-feira provocando duelos interessantes entre selecionáveis de Tite. Vai ser bacana ver Alisson, da Roma, contra o iluminado Roberto Firmino, do Liverpool, em Anfield Road. Amanhã, Rafinha, do Bayern Munique, continuará a campanha para ser um dos chamados na convocação final marcada para 14 de maio. Deseja ser reserva de Daniel Alves. Já foi testado por Tite, mas é a terceira força na briga com Fágner e Danilo. Portanto, nada como o possível duelo com o lateral-esquerdo Marcelo para provar o seu valor.
A nova fase do torneio abre algumas possibilidades curiosas. Jupp Heynckes era o técnico do Bayern de Munique na final de 2013 contra o Borussia Dortmund, de Jürgen Klopp. No fim das contas pode rolar uma revanche entre os dois caso o time alemão e o Liverpool avancem. Naquela oportunidade, o clube bávaro conquistou a Champions League.
Por falar no Liverpool, o pentacampeão europeu conquistou dois títulos em cima de candidatos ao título deste ano. Em 1981, bateu o Real Madrid na decisão. Três anos depois, superou a Roma na conquista da taça. Portanto, a novidade seria enfrentar o Bayern na final.
Bicampeão continental à frente do Real Madrid, em 1997/1998, e do Bayern Munique, em 2012/2013, Jupp Heyckes disputará com Zinedine Zidane a chance de chegar mais uma vez à final para tentar entrar para no seleto grupo dos técnicos recordistas de títulos europeus. O italiano Carlo Ancelotti (2003, 2007 e 2013) e o inglês Bob Paisley (1977, 1978 e 1981) colecionam três orelhudas.
A seguir, o blog oferece um guia das semifinais.
BAYERN MUNIQUE-ALE x REAL MADRID-ESP
» Jogo de ida: Amanhã, às 15h45, no Allianz Arena, em Munique
» Jogo de volta: 01/05/2018, no Santiago Bernabéu, em Madri
» Títulos em jogo
5 do Bayern Munique
12 do Real Madrid
» Retrospecto
Um dos clássicos mais tradicionais do futebol europeu. São 24 jogos na história, com 11 vitórias para cada lado e dois empates. O Real Madrid fez 37 gols contra 36 do Bayern. Historicamente, quem sobrevive ao confronto direto nas semifinais costuma conquistar o título. Em 2014, o Real Madrid passou pelo Bayern e levou a taça na final diante do Atlético de Madrid. Em 2001, o Bayern desbancou o Real Madrid e deu a volta olímpica contra o Valencia. Na edição de 1976, os alemães despacharam os espanhóis e faturaram o troféu em um duelo com o Saint-Étienne, da França. A exceção aconteceu em 2012. O Bayern superou o Real, mas perdeu a batalha final, em casa, para o inglês Chelsea.
» Curiosidade
O Bayern Munique é o último clube campeão europeu em três anos consecutivos. Conseguiu o feito na era Franz Beckenbauer, em 1974, 1975 e 1976. Atual bicampeão continental, o Real está a três jogos de igualar o feito, mas precisa desbancar justamente o time bávaro para igualar o feito. Emprestado pelo Real Madrid ao Bayern nesta temporada, o colombiano James Rodríguez é um dos vira-casacas deste confronto. O outro a se destacar é Toni Kroos, cujo primeiro time profissional na carreira foi justamente o Bayern Munique. O técnico do Bayern, Jupp Heynckes, foi campeão europeu à frente do Real Madrid na temporada de 1997/1998.
» Palpite
Bayern Munique
BAYERN MUNIQUE
Fundação: 1900
Títulos: 5
Estádio: Allianz Arena (75.000)
Time-base (4-3-3)
Ulreich
Kimmich, Boateng, Hummels e Alaba
Vidal, Javi Martínez e James Rodríguez
Thomas Müller, Lewandowski e Ribéry
Técnico: Jupp Heynckes
Brasileiro: Rafinha
Detalhe: Jupp Heynckes deixou a aposentadoria para herdar a prancheta do demitido Carlo Ancelotti. Varreu os adversários na conquista antecipada do Campeonato Alemão e tem tudo para repetir a tríplice coroa de 2013. A principal carta na manga é o centroavante polonês Lewandowski, autor de 35 gols em 40 partidas nesta temporada.
REAL MADRID
Fundação: 1902
Títulos: 12
Estádio: Santiago Bernabéu (81.044)
Time-base (4-3-1-2)
Navas
Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo
Modric, Casemiro e Kroos
Isco
Benzema e Cristiano Ronaldo
Técnico: Zinedine Zidane
Brasileiro: Marcelo e Casemiro
Detalhe: A história do principal torneio de clubes da Europa teve pelo menos três dinastias. A primeira delas, do Real Madrid de Di Stéfano, com o pentacampeonato de 1956 a 1960. A segunda, com o Ajax, de Johan Cruyff, tricampeão de 1970 a 1973. A última delas, Bayern Munique, de Franz Beckenbauer, de 1973 a 1976. Atual número 1 do mundo e artilheiro disparado desta edição com 15 gols, Cristiano Ronaldo pode estabelecer o seu reino.
LIVERPOOL-ING x ROMA-ITA
» Jogo de ida: Hoje, às 15h45, no Anfield Road, em Liverpool
» Jogo de volta: 2/5/2018, no Estádio Olímpico, em Roma
» Títulos em jogo
5 do Liverpool
0 da Roma
» Retrospecto
Os protagonistas da final de 1984 se reencontram. Com bola rolando, houve empate por 1 x 1 no Estádio Olímpico, em Roma, com triunfo dos Reds nos pênaltis por 4 x 2. Toninho Cerezo e Paulo Roberto Falcão eram os volantes daquela Roma. Os dois clubes também duelaram nas oitavas de final da Copa da Uefa (atual Liga Europa) de 2001, e o time inglês avançou às quartas. Houve choque também na segunda fase de grupos da temporada de 2001/2002. O Liverpool avançou às quartas e a Roma ficou pelo caminho. No retrospecto geral, duas vitórias do Liverpool, uma da Roma e dois empates.
» Curiosidade
Duelo bacana entre dois selecionáveis de Tite: o goleiro Alisson, da Roma, e o atacante Roberto Firmino, do Liverpool. Interessante também o reencontro de Mohamed Salah com a Roma, time dele antes da transferência para o futebol inglês. Na passagem pelo time italiano, Salah marcou 34 gols em 83 jogos. Em uma temporada pelo Liverpool, acumula 39 bolas na rede em 44 exibições. Em julho do ano passado, a Roma o vendeu por € 42 milhões. Filho de egípcio, o atacante El Shaarawy, o “Pequeno Faraó”, é o antídoto da Roma a Salah.
» Palpite
Liverpool
LIVERPOOL
Fundação: 1892
Títulos: 5
Estádio: Anfield Road (54.074)
Time-base (4-3-3)
Karius
Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson
Oxlade Chamberlain, Henderson e Milner
Salah, Firmino e Mané
Técnico: Jürgen Klopp (Alemanha)
Brasileiro: Roberto Firmino
Detalhe: Jürgen Klopp faz um belíssimo trabalho no time da terra dos Beatles. O clube inglês está de volta às semifinais depois de 10 anos. É o time mais ofensivo desta edição do torneio com 33 gols. Pratica um futebol intenso, veloz, capaz de arruinar o Manchester City, de Pep Guardiola, por 5 x 1 no placar agregado das quartas de final. O trio de ataque formado por Mané, Firmino e Salah é assustador: 79 gols na temporada. Salah tem 39 gols, a mesma quantidade de Lionel Messi e dois a menos do que Cristiano Ronaldo.
ROMA
Fundação: 1927
Título: não tem
Estádio: Olímpico (70.634)
Time-base (4-3-3)
Alisson
Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov
Nainggolan, De Rossi e Strootman
Cengiz Ünder, Dzeko e Perotti
Técnico: Eusebio Di Francesco
Brasileiros: Alisson, Juan Jesus, Bruno Peres, Emerson Palmieri, Gerson e Leandro Castán
Detalhe: Terminou em primeiro lugar na fase de grupos em uma chave que tinha Chelsea e Atético de Madri. Superou Shakhtar Donetsk nas oitavas e um tal de Barcelona nas quartas depois de perder a partida de ida por 4 x 1. O bósnio Dzeko tem 20 gols. Alisson é a muralha lá atrás. Os gladiadores contam ainda com De Rossi, Nainggolan, Manolas, Florenzi…