Eliminado da Copa do Brasil pelo São Paulo, da Libertadores pelo Racing e sob pressão para protagonizar arrancada rumo ao título nos últimos sete jogos do Flamengo na temporada, Rogério Ceni terá pela frente nesta quinta, às 20h, em Porto Alegre, Renato Gaúcho, um dos adversários mais incômodos na curta carreira de quatro anos do ex-goleiro como treinador.
Rogério Ceni enfrentou quatro vezes o Grêmio de Renato Gaúcho. Venceu um, perdeu dois e empatou um. Se quiser manter o Flamengo na rota do título, o comandante rubro-negro terá de superar os perrengues táticos nos confrontos com o estrategista tricolor. Detalhe: os duelos nem sempre foram tão desequilibrados. Ceni peitou o colega com Fortaleza e Cruzeiro.
Em 2019, o Grêmio venceu o Fortaleza por 1 x 0, na Arena, em Porto Alegre. Ceni armou o time cearense no sistema tático 4-3-3 e segurou o time alternativo de Renato Gaúcho enquanto foi possível. Para variar, os donos da casa pouparam os titulares para jogos de copas. Mesmo assim, Pepê decidiu o triunfo válido pela oitava rodada do Brasileirão 2019.
Valorizado no Fortaleza, Rogério Ceni aceitou proposta para assumir o Cruzeiro no lugar do demitido Mano Menezes. Reencontrou o Grêmio, no Mineirão, e foi amassado pela trupe titular de Renato Gaúcho. O Grêmio goleou o time celeste por 4 x 1 com dois gols de Everton “Cebolinha”, um de Diego Tardelli e outro de Alisson. O então técnico do Cruzeiro preparou o time no sistema 4-1-4-1, colocou em campo todos os medalhões possíveis — o goleiro Fábio, o capitão Henrique, o meia Thiago Neves e o centroavante Fred —, mas não evitou o vexame.
- Retrospecto: Rogério Ceni x Renato Gaúcho
09/06/2019 – Grêmio 1 x 0 Fortaleza
08/09/2019 – Cruzeiro 1 x 4 Grêmio
19/10/2019 – Fortaleza 2 x 1 Grêmio
13/09/2020 – Grêmio 1 x 1 Fortaleza
Nesta temporada, Rogério Ceni arrancou um empate e finalmente venceu Renato Gaúcho pela primeira vez. Em setembro do ano passado, empatou por 1 x 1 com o Grêmio, na Arena. Rogério Ceni apostou no formato 4-2-3-1, espelhou o sistema de jogo do Grêmio e levou ponto para casa com jogador a menos. Gabriel Dias havia recebido cartão vermelho.
A única vitória de Rogério Ceni contra Renato Gaúcho foi em outubro de 2019. De volta ao Fortaleza depois da passagem frustrada pelo Cruzeiro, suou bicas para virar o duelo contra o time reserva do Grêmio, por 2 x 1, na Arena Castelão. Montou o time no 4-3-3 com três volantes e três atacantes — Osvaldo e Romarinho abertos nas pontas e Wellington Paulista na função de centroavante. Osvaldo e Wellington Paulista comandaram a virada.
O quinto duelo tático entre Rogério Ceni e Renato Gaúcho tem prós e contras a cada um deles. O ex-goleiro tem nas mãos o melhor elenco do país. Nos duelos anteriores, havia escassez de opções no Fortaleza e um início de trabalho no Cruzeiro. A derrota por 4 x 1 para o Grêmio havia sido apenas a quarta partida dele no papel de treinador da equipe mineira.
Ceni assumiu o Flamengo em novembro de 2020. Acumula 16 partidas no cargo. Enquanto o comandante rubro-negro sequer completou contrato de experiência, ou seja, três meses no cargo, Renato Gaúcho tem 52 meses de trabalho. Assumiu em 18 de setembro de 2016. Montou e remontou o Grêmio nesse período e achou um time minimamente competitivo em cada um dos desmanches. Rogério Ceni ainda pena para achar a formação ideal do Flamengo.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf