Real Brasilia O Real Brasília é um dos times que bancou os testes do próprio bolso. Foto: Real Brasília/Divulgação O Real Brasília é um dos times que bancou os testes do próprio bolso. Foto: Real Brasília/Divulgação

Governo do Distrito Federal autoriza hoje a retomada do Candangão com portões fechados

Publicado em Esporte

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinará* nesta terça-feira decreto liberando a retomada do Candangão com portões fechados. O GDF postergou a decisão ao máximo diante do aumento do número de contaminados e de óbitos causados pela covid-19, mas cederá à proposta dos clubes pela conclusão da competição antes do início da Série D do Campeonato Brasileiro. Gama e Brasiliense são os representantes da capital na quarta divisão. O início do torneio nacional está previsto para o primeiro fim de semana de setembro. Atual vice-campeão da cidade, o Jacaré enfrentará o Tocantinópolis, fora de casa, pela fase preliminar.

O reinício será em um momento de alto risco. Os números da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal preocupam. Segundo o balanço mais recente da Secretaria de Saúde, há 112.044 infectados. O número de mortes chegou a 1.406 — 21 delas nesta segunda-feira. Especialistas apontam que a capital enfrenta o pico da doença e projetam 800 óbitos neste mês.

Diante desse quadro, havia resistência no GDF para liberar a retomada do Candangão, mas até a tarde de ontem, Ibaneis Rocha havia sido convencido pela secretária de Esportes e Lazer, Celina Leão, de que os clubes classificados para as quartas de final do torneio doméstico podem voltar a jogar com segurança cumprindo os protocolos sanitários e jogando com portões fechados, ou seja, sem público.

Em caso de reviravolta na decisão indicada pelo GDF e/ou de impedimento por parte do Ministério Público,  a FFDF recorrerá a um plano B: o Candangão seria retomado em estádios de cidades do Entorno como Luziânia (GO), Formosa (GO) e Unaí (MG). Gama e Real Brasília reabririam o torneio no Serra do Lago, em Luziânia.

 

471 pagantes por jogo teve o Candangão 2020 até a paralisação causada pela pandemia. É a pior média de público em 10 anos

 

O Candangão foi paralisado em 18 de março. Os treinos estão liberados desde 23 de junho. Faltam 15 jogos para a conclusão do torneio. Há uma partida pendente da primeira fase entre Gama e Real Brasília, oito das quartas de final, quatro das semifinais e duas da decisão. A reengenharia da tabela prevê o reinício do campeonato neste sábado com Gama x Real, às 16h, no Bezerrão. O confronto apontará o primeiro colocado geral. Líder isolado, o alviverde precisa empatar para manter a posição. Se perder, o Brasiliense assumirá a dianteira.

Havia promessa do GDF de colaborar com os clubes para a realização dos testes da covid-19. Em meio à espera, a Federação de Futebol do DF fez parceria com um laboratório da cidade e decidiu arcar com parte dos custos para cinco times em dificuldade financeira: Gama, Taguatinga, Luziânia, Formosa e Sobradinho. Os outros três investiram do próprio bolso — Brasiliense, Real Brasília e Capital. Um ofício do GDF chegou a sugerir que os clubes levassem seus elencos até postos de saúde para a realização de exames em 10 pontos onde estariam disponíveis 400 testes da covid-19.

O blog apurou que laudos técnicos de segurança para a liberação dos estádios serão substituídos por autorizações para as 15 partidas restantes. Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, estão liberados: Bezerrão (Gama), Augustinho Lima (Sobradinho), Rorizão (Samambaia) e Serejão (Taguatinga) — além do Mané Garrincha, administrado desde fevereiro pela concessionária Arena BSB.

Por este parecer, só esses estádios poderão receber partidas locais e nacionais de futebol masculino e feminino até o fim do ano. A FFDF ainda aguarda as autorizações para a devida documentação das liberações das arenas para a realização dos jogos. Os laudos definitivos serão entregues, em 2021, com as obras solicitadas pela força-tarefa da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária nos últimos meses.

Entre os estádios privados, o Real Brasília informou só blog que o Defelê, na Vila Planalto, tem todos os laudos e a arena está autorizado a realizar jogos do Candangão.

 

*ATUALIZAÇÃO: Como antecipado mais cedo neste post, o GDF oficializou por decreto no fim desta manhã a retomada do Candangão.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf