O Fifa The Best elegeu cinco goleiros melhores do mundo diferentes nas últimas cinco edições da festa de gala: Alisson (Liverpool), Manuel Neuer (Bayern de Munique), Édouard Mendy (Chelsea), Emiliano Martínez (Aston Villa) e Ederson (Manchester City). Vinicius Junior balançou a rede de três deles na Liga dos Campeões da Europa.
A vítima mais recente é Manuel Neuer. Quem saiu criticado do futebol brasileiro por não saber finalizar, falhar nos dribles e nas tomadas de decisão, hoje não treme diante das muralhas mais resistentes do mundo. Vinicius Junior foi lapidado pelo Real Madrid e deu demonstrações disso no empate por 2 x 2 com o Bayern de Munique, na Allianz Arena.
No primeiro ato, recebe lançamento de GPS do excelente meia Toni Kroos, surge na frente de Neuer e finaliza com a frieza de um Cristiano Ronaldo ou Messi diante do goleiro eleito Luva de Ouro na Copa do Mundo de 2014 na campanha do tetracampeonato da Alemanha e vencedor do Fifa The Best na edição de 2020 depois de levar o clube bávaro ao título da Champions League na decisão contra o Paris Saint-Germain.
Vinicius Junior também não teve medo de pegar a bola, colocá-la na marca do pênalti e encarar Neuer depois da falta sofrida pelo companheiro Rodrygo. Deslocou Neuer e igualou o placar no Allianz Arena. Duas provas de evolução do astro do Real Madrid.
Antes de demolir a muralha Neuer, Vinicius Junior havia balançado a rede do compatriota Alisson. Eleito melhor goleiro do mundo em 2019, o titular do Liverpool foi vazado pelo atacante na decisão da Liga dos Campeões de 2022. Número 1 em 2023, Ederson viu Vinicius Junior marcar contra ele nas semifinais de 2023, no Santiago Bernabéu.
A performance de Vinicius Junior na Liga dos Campeões é ótima. São cinco gols e quatro assistências nesta edição do torneio. O jogador de 23 anos está no Top 5 dos maiores goleadores da competição continental atrás apenas do francês Kylian Mbappé (8), do inglês Harry Kane (8), do gaulês Antonieta Griezmann (6) e do norueguês Erling Haaland (6).
O desempenho é excelente partindo do princípio de que Vinícius Junior não é centroavante. O papel dele é dar assistências. Foi o par perfeito de Benzema. É o parça de Rodrygo. Um ponta cada vez mais convicto de que necessita se movimentar para evoluir. O gol contra o Bayern é de quem aprendeu a funcionar como um falso 9 e aprendeu a não desperdiçar oportunidades como a oferecida por Toni Kroos. Dois craques. Arco e flecha.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf