Gabriel Jesus não marcava desde a final da Copa América 2019, no Maracanã. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Os técnicos têm seus homens de confiança. Adenor Leonardo Bachi, o Tite, não é diferente. Você pode até não gostar ou questionar as presenças de Gabriel Jesus e de Philppe Coutinho na Seleção, mas o treinador confia neles. Ponto. Faltava a contrapartida. Atuações que justificassem a persistência do treinador. A cinco meses do início da Copa, eles corresponderam na goleada por 5 x 1 contra a Coreia do Sul, em Seul.
Gabriel Jesus não fazia gol pelo Brasil desde a final da Copa América de 2019 contra o Peru. Perdeu espaço e proporcionou o aumento de concorrentes não somente na função de centroavante, mas também no papel de ponta ou extremo pelo lado direito. Richarlison assumiu o papel de centroavante contra a Coreia do Sul. Matheus Cunha entrou na briga. Antony, Raphinha, Everton Ribeiro e Gabigol atuaram naquele pedaço de campo.
A vaga aparentemente garantida para a Copa do Qatar começou a ficar ameaçada. Jesus precisava dar uma resposta e conseguiu. Entrou no lugar de Raphinha no segundo tempo e aproveitou os 16 minutos em campo para fazer as pazes com as redes. Cortou para dentro e acertou o cantinho direito do goleiro Seung-Gyu Kim. Um sentimento de alívio para ele e Tite. Jesus carregará rumo ao Qatar o fardo de não ter balançado a rede na Rússia. De saída do Manchester City, o xodó de Tite dificilmente ficará fora da lista dos 26 convocados.
Philippe Coutinho voltou a ser chamado sob protestos de quem o menosprezava por ser reserva do Barcelona. Defendi a volta de Philippe Coutinho justamente por entender que ele é um dos homens de confiança do Tite. O bom começo no Aston Villa sob a batuta do técnico Steven Gerrard consolidou o retorno dele. Os gols também. Balançou a rede contra o Chile, no Maracanã, Além de entregar desempenho, Coutinho tem três gols nas últimas quatro exibições. Marcou contra Paraguai, Chile e Coreia do Sul.
Philippe Coutinho se consolida ao lado de Lucas Paquetá como os possíveis meias do Brasil na Copa e esvaziam cada vez mais as chances de Raphael Veiga ganhar uma chance. Não por falta de merecimento, mas devido a convicção de Tite nos articuladores.
Richarlison parecia ter perdido espaço entre os titulares. Foi o homem de referência no ataque e teve instinto de centroavante no lance do gol. Fred chutou e o jogador do Everton meteu o pé no meio e desviou a bola para o fundo da rede.
Autor dos dois gols de pênalti, Neymar vai além de ser homem de confiança do Tite. É o único fora de série da turma. Está em outro patamar numa comparação com Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Richarlison. Acertou as duas cobranças de pênalti — a segunda delas cheia de deboche — e está a quatro gols de alcançar o recorde do Rei Pelé na Seleção. A tendência é de que ele consiga nos próximos amistosos ou até mesmo na Copa do Mundo.
Outros dois jogadores merecem destaque. Que bela exibição do Alex Sandro. Sofreu dois pênaltis e comportou-se muito bem no que faz de melhor — a proteção defensiva pelo lado esquerdo seja na função de terceiro zagueiro no 3-2-5 ou na composição em linha de quatro. O gol de honra da Coreia do Sul saiu em um lance inaceitável. O experiente zagueiro Thiago Silva permitiu o giro de Ui Jo Hwang no empate por 1 x 1.
É óbvio que o Brasil não enfrentou a Itália, como fez a Argentina na quarta-feira. Entretanto, a Coreia do Sul não é um teste desprezível. O técnico português Paulo Bento escalou seis jogadores utilizados no triunfo por 2 x 0 contra a Alemanha na Copa da Rússia. Não é o melhor dos mundos, mas é o mundo que se tem, hoje, disponível na agenda das datas Fifa.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…