Football - 2018 FIFA World Cup Russia - Qualifying Group D - Wales v Moldova Bale celebra com a torcida vitória sobre a Moldávia. Imagem: Divulgação/David Rawcliffe/www.faw.cymru

Gareth Bale em: A hora do Rush

Publicado em Esporte

Não, Gareth Bale não participou nem vai participar do filme A Hora do Rush, de Jackie Chan, que receberá Oscar honorário pela carreira em novembro. Com os dois gols na vitória desta segunda-feira do País de Gales sobre a Moldávia, por 4 x 0, o atacante do País de Gales está a quatro bolas na rede de alcançar o recorde de Ian Rush — maior artilheiro da história da seleção.

Aos 27 anos, Gareth Bale ultrapassou de uma só vez Allchurch e Ford, que eram vice-líderes da artilharia histórica do País de Gales com 23 gols cada. Bale chegou a 24. O lendário Ian Rush é o recordista com 28. Questão de tempo para Bale ultrapassá-lo. Nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, por exemplo, Bale anotou sete dos 11 gols da seleção.

Neste ano, Bale fez história ao levar o País de Gales às semifinais da Eurocopa. Só parou diante de Portugal, do amigo Cristiano Ronaldo. A missão nas Eliminatórias para a Copa de 2018 é levar o país de volta ao Mundial depois de 60 anos. O País de Gales participou do torneio da Suécia no ano em que o Brasil conquistou o primeiro dos seus cinco títulos. Foi eliminado justamente pela Seleção nas quartas de final, gol de um tal de Pelé.

A missão de Gareth Bale não parece tão impossível. O País de Gales já lidera o Grupo D das Eliminatórias da Europa ao lado da Áustria. A chave tem ainda Irlanda, Sérvia, Geórgia e a Moldávia, goleada por 4 x 0 pelo País de Gales nesta segunda, em Cardiff.

Embaixador da próxima final da Champions League, marcada para o País de Gales, Ian Rush defendeu a seleção de 1980 a 1996. É o maior artilheiro com 28 gols em 73 jogos. Ídolo do Liverpool, foi pentacampeão inglês e bicampeão da Liga dos Campeões nas temporada de 1980/1981 — quando perdeu o Mundial para o Flamengo — e em 1983/1984.

TOP 5
Maiores artilheiros da seleção do País de Gales

1. Ian Rush, 28 gols
2. Gareth Bale, 24
3. Trevor Ford e Ivor Allchurch, 23
4. Dean Saunders, 22
5. Craig Bellamy e Robert Earnshaw, 19