Em 11 meses no Manchester City, Gabriel Jesus já tem o mesmo número de gols de Robinho com a camisa do clube inglês e caminha para se tornar o maior artilheiro brasileiro na história do clube. Poderia ser Robinho, contratado na temporada de 2008/2009 com status de quem vinha do Real Madrid, mas o ex-rei das pedaladas não comprou a ideia do City. Indiferente ao projeto de crescimento, foi até emprestado ao Santos pensando tão somente em si. Mal no futebol inglês, o jogador contratado em setembro de 2008 por € 40 milhões retornou ao Brasil para salvar sua vaga entre os 23 eleitos por Dunga para a Copa de 2010. Surfou na onda daquele Santos de Neymar e Ganso, campeão da Copa do Brasil. No fim das contas, deixou o Manchester City com 16 gols em 53 jogos. Média de 0,30. Com o gol deste domingo na vitória do City sobre o Arsenal no Campeonato Inglês, Gabriel Jesus alcançou Robinho em número de gols (16 x 16) e o supera na média (0,59).
Gabriel Jesus e Robinho só estão atrás de de Elano e de Fernandinho na lista dos maiores artilheiros brasileiros na história do Manchester City. O volante contabiliza 19 gols em 199 jogos (0,10). O aposentado Elano marcou 18 gols em 84 partidas (0,21). Alguma dúvida de que Gabriel Jesus vai deixá-los para trás em breve?
Ao contrário de Robinho, Gabriel Jesus comprou o projeto do Manchester City desde que cometeu a gafe de pedir refrigerante sentado à mesa com Pep Guardiola. Trocou vícios da juventude pelo profissionalismo nos primeiros minutos com a camisa do City. Só não estreou com gol porque estava em impedimento. Mas, depois disso, disparou a marcar. E só não fez mais porque se machucou.
Os 16 gols de Gabriel Jesus no Manchester City
- Premier League: 14
- Champions League: 2
Os 16 gols de Robinho no Manchester City
- Premier League: 14
- Europa League: 1
- Copa da Inglaterra: 1
Com o gol deste domingo no triunfo sobre o Arsenal, Gabriel Jesus tem 16 gols em 16 gols em 27 exibições (0,59) somadas as temporadas de 2016/2017 e de 2017/2018. Do total de gols de Gabriel Jesus, apenas um foi marcado em cobrança de pênalti.
Na passagem pelo Manchester City, Robinho não marcou dois gols em uma mesma partida. Gabriel Jesus já conseguiu a proeza três vezes, contra Swansea, Liverpool e Stoke City. Já deixou sua marca em clássicos contra o Arsenal e o Liverpool.
Gabriel Jesus tem tudo para se tornar mais do que o maior artilheiro brasileiro do Manchester City. Quem sabe, o primeiro goleador brasileiro na história da Premier League. Nada é impossível para o filho da dona Vera. Cobranças da mãe — e de Guardiola —não faltam.