A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos nascidos de 2006 a 2008 inscritos nos 32 clubes participantes. A terceira edição do torneio de base disputado no Distrito Federal em dezembro, desde 2023, também forma e dá rodagem a novos técnicos de futebol. Um deles é a atração do Fortaleza na competição nacional. Frederico Chaves Guedes. Sim, o Fred, Dom Fredon. Assim como fizeram Alex no São Paulo e Filipe Luís no Flamengo, ele inicia a nova trajetória nas categorias de formação.
Bicampeão brasileiro pelo Fluminense, artilheiro duas vezes do Campeonato Brasileiro, campeão da Copa América em 2007, da Copa das Confederações em 2013 e camisa 9 do Brasil na Copa de 2014, o mineiro de Teófilo Otoni é o técnico do time sub-17 do Leão na Super Copa Capital. Os comandados dele estrearam na manhã desta terça-feira no Grupo F contra o Vila Nova no Bezerrão. Guarani e Real Brasília completam a chave.
“Frio na barriga estrear em uma partida oficial como treinador. É completamente diferente de estrear como atleta, mas com bastante esperança pelo que os meninos apresentaram nesses poucos dias que estivemos juntos. Pedi para que eles joguem com alma, colocar sempre o nosso ritmo de jogo para impor e buscar a vitória sempre. Não viemos aqui passear. queremos buscar esse título”, diz o ex-jogador de 42 anos.
Fred é um dos universitários da CBF Academy. Tirou as licenças A e B do curso da CBF e está tirando a aptidão A da Uefa. O Fortaleza é mais uma fase do aprendizado. “O Fortaleza abriu essa porta para mim, essa prática, essa especialização, estar aqui junto. Estamos sempre praticando. Estou cursando a Licença Pró, A da Uefa, e essa preparação dura de um a dois anos para que a gente faça essa escadinha até o profissional”, projeta.
À beira das quatro linhas e não mais dentro dela, Fred gesticulou, gritou, orientou os meninos e largou bem na Super Copa Capital. O Fortaleza venceu por 4 x 1 com dois gols de Enzo, um de André Fini e outro de Éden. Kauã diminuiu para o time goiano. O próximo compromisso de Fred será nesta quinta-feira contra o Guarani. Na sequência, encerra a primeira fase no sábado diante do Real Brasília.
“Quero agradecer a todos os garotos por tudo o que fizeram com bola, sem bola e pela alma que eles colocaram pelo time do Fortaleza. Ainda bem que eu estou cercado por uma comissão que ame ajuda, apoia o tempo inteiro, vive e respira futebol comigo 24 horas. Eles executaram muito bem tecnicamente e taticamente. A sensação é de tirar um peso nas costas”, comemorou Fred depois do jogo em entrevista ao Instituto Capital. “Sou apaixonado por futebol de base. A melhor escolha que fiz foi começar na formação”, afirmou.
Fred assumiu a categoria Sub-18 do Fortaleza em 17 de setembro e se tornou o primeiro a abrir as portas ao trabalho dele. Estou muito feliz em iniciar este novo ciclo na minha vida dentro do futebol. Agradeço a Deus, ao Fortaleza, à sua imensa torcida e, especialmente, ao Marcelo Paz por esta grande oportunidade de seguir fazendo o que mais amo, o futebol. Acredito no poder transformador que o esporte tem de mudar vidas, como mudou a minha e a da minha família, e espero contribuir na formação de novos atletas, não apenas técnica e taticamente, mas também como seres humanos”, afirmou Fred ao assumir a prancheta.
“Estou completamente motivado e prometo viver intensamente o clube no dia a dia, dedicando-me ao máximo para honrar suas cores e valores”, acrescentou Fred.
Fred foi diretor de planejamento esportivo do Fluminense depois da aposentadoria. Ao lado do presidente Mário Bittencourt, fazia a integração da categoria de base com o elenco profissional e fez parte da conquista inédita da Libertadores em 2023 na diretoria.
CEO do Fortaleza, Marcelo Paz avalizou a contratação de Fred. “Tenho certeza de que vai engrandecer ainda mais as nossas categorias de base, proporcionando aos nossos jovens atletas um aprendizado valioso com a chance de se desenvolver ao lado de uma grande referência. Estamos confiantes de que, com sua visão e expertise, ele contribuirá muito para o crescimento contínuo no CT Ribamar Bezerra e a formação de novos talentos”, afirmou.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

