Dezoito anos depois da conquista da Copa do Mundo e 16 após o título da Eurocopa jogando juntos, Zinedine Zidane e Didier Deschamps podem protagonizar uma dobradinha histórica neste domingo. Basta a França derrotar Portugal aqui no Stade de France, às 21h (16 de Brasília) para o país ter dois treinadores campeões europeus na mesma temporada.
A única vez que dois treinadores do mesmo país ganharam a Eurocopa e a Liga dos Campeões da Europa no mesmo ano foi em 1988. Guus Hiddink levou o PSV Eindhoven ao título continental de clubes em cima do Benfica e Rinus Michels guiou a Holanda à conquista da Eurocopa-1988 em cima da União Soviética.
Em 28 de maio, Zinedine Zidane fez a parte dele. Entrou para a história como o primeiro técnico francês a ganhar a Liga dos Campeões da Europa. Brindou o Real Madrid com a vitória nos pênaltis sobre o arquirrival Atlético, no Estádio San Siro, em Milão.
Hoje, é a vez de Didier Deschamps na Eurocopa. Em caso de título, igualará o feito do alemão Berti Vogts, campeão da Eurocopa como jogador e técnico nas edições de 1972 e de 1996, respectivamente. O alemão não entrou em campo um minuto sequer na campanha de 1972, mas fazia parte do elenco comandado por Helmut Schön.