champions feminina Última decisão sem pelo menos um time francês aconteceu na temporada 2013/2014. Foto: Pool AFP/Getty Images Última decisão sem pelo menos um time francês aconteceu na temporada 2013/2014. Foto: Pool AFP/Getty Images

França está fora da final da Champions League feminina pela primeira vez em sete temporadas

Publicado em Esporte

O futebol feminino vive um novo tempo na Europa. Pela primeira vez, em sete temporadas, a Uefa Women’s Champions League não terá clube francês na decisão. Havia pelo menos um batendo o ponto desde 2014/2015. Das seis edições, cinco foram conquistadas pelo Lyon. Houve até uma decisão gaulesa na edição de 2016/2017 entre Lyon e Paris Saint-Germain. Nas últimas seis temporadas, cinco foram conquistadas pelo Lyon e o PSG amargou dois vices. A última disputa de título sem equipe gaulesas aconteceu em 2013/2014. Naquela versão, o Wolfsburg da Alemanha superou o Tyreso da Súecia.

Atual pentacampeão, o Lyon teve seu império derrubado nas quartas de final justamente pelo arquirrival PSG. No entanto, o time de Paris ficou pelo caminho neste domingo nas semifinais. Desembarcou na Catalunha com empate por 1 x 1 , mas perdeu para o Barcelona por 2 x 1 na volta e está fora da decisão marcada para o próximo dia 16, em Gotemburgo, na Suécia.

O Barcelona faz um trabalho impressionante. Bateu na trave no ano passado ao perder a final para o Lyon, por 4 x 1, em Budapest, na Hungria. Pela segunda vez, terá a oportunidade de se tornar o primeiro time espanhol a entrar na seleta lista dos sete clubes campeões do torneio — Lyon, Eintracht Frankfurt, Umea, Wolfsburg, Turbine Potsdam, Arsenal e Duisburg.

 

Da última à nova final sem franceses

  • 2014 – Wolfsburg 4 x 3 Tyreso-SUE
    2015 – Eintrancht Frankfurt-ALE 2 x 1 PSG-FRA
    2016 – Lyon-FRA 1 (4) x 1 (3) Wolfsburg-ALE
    2017 – Lyon-FRA 0 (7) x 0 (6) PSG-FRA
    2018 – Lyon-FRA 4 x 1 Wolfsburg-ALE
    2019 – Lyon-FRA 4 x 1 Barcelona-ESP
    2020 – Lyon-FRA 3 x 1 Wolfsburg-ALE
    2021 – Chelsea-ING x Barcelona-ESP

 

O Barcelona buscará o título contra outro candidato inédito ao título. O Chelsea desbancou o Bayern de Munique na outra semifinal deste domingo com uma virada sensacional. A equipe londrina havia perdido por 2 x 1, em Munique. Na manhã europeia deste domingo, goleou o adversário por 4 x 1 e carimbou presença na finalíssima. O Chelsea tentará igualar a façanha do vizinho Arsenal, campeão continental na temporada 2006/2007.

A derrocada dos times franceses na Champions League feminina pode significar (ou não) uma nova ordem no futebol feminino. Lyon e Paris Saint-Germain não estão enfraquecidos e muito menos deixarão de brigar pelo título na temporada 2021/2022. Mas ambos descobriram nesta edição que os concorrentes estão em evolução acelerada.

O Barcelona está na final pela segunda edição consecutiva. O Chelsea é estreante na decisão. O Bayern de Munique figurou pela segunda temporada consecutiva entre os quatro melhores, ou seja, está avisando que, uma hora dessas, também decidirá o título. Há um novo normal em no futebol feminino. A final entre Barcelona e Chelsea é a cereja do bolo na troca de guarda.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf