Duelo laterais Rafinha e Fábio Santos: laterais titulares da Seleção no Mundial Sub-20 de 2005 Rafinha e Fábio Santos: laterais titulares da Seleção no Mundial Sub-20 de 2005

Flamengo x Atlético-MG: quando Messi frustrou Rafinha, Diego Alves, Filipe Luís e Fábio Santos

Publicado em Esporte

O confronto entre Flamengo e Atlético-MG nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá um duelo interessante nas extremidades do gramado. Os laterais Rafinha e Fábio Santos são velhos conhecidos. Jogaram juntos nas seleções de base. Especificamente no Mundial Sub-20 de 2005, na Holanda, Isso até Messi frustrar sonhos.

Há 14 anos, Rafinha, revelação do Coritiba, era o lateral-direito preferido do técnico Renê Weber no torneio. Vestia a camisa 2 e terminou a competição como melhor jogador do Brasil. Inscrito com o número 6, Fábio Santos pertencia ao São Paulo. Detalhe: barrou Filipe Luís e deixou o titular no Sul-Americano Sub-20 no banco de reservas. Filipe desfalca o Flamengo. Está machucado. O goleiro Diego Alves também fazia parte daquela Seleção sub-20.

A geração de Rafinha, Filiipe Luís, Diego Alves e Fábio Santos não era ruim. Contava ainda com Rafael Sóbis, Arouca, Diego Souza e Diego Tardelli. Rafinha foi um dos artilheiros na campanha do terceiro lugar. Balançou a rede duas vezes: uma na vitória por 1 x 0 sobre a Síria nas oitavas de final e outra na virada sobre a Alemanha nas quartas de final. Fábio Santos deixou o dele na decisão do terceiro lugar contra Marrocos.

Rafinha e Fábio Santos tiveram o sonho do título frustrado por Lionel Messi naquele Mundial. Brasil e Argentina se encontraram nas semifinais em 28 de junho, na cidade de Utrecht. Um jovem chamado Lionel Messi abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo. Renato empatou, mas Zabaleta decretou a eliminação verde-amarela após assistência de Messi.  Renê Weber até colocou Filipe Luís em campo e liberou Fábio Santos ao ataque, mas não teve jeito.

Apesar do terceiro lugar no Mundial Sub-20 de 2005, Rafinha seguiu na Seleção com altos e baixos. Foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e quase disputou a Copa do Mundo em 2014 e em 2018. Foi preterido por Luiz Felipe Scolari e Tite. Fábio Santos disputou quatro partidas na Seleção principal: três na era Mano Menezes e uma com Tite.

Os laterais titulares do Mundial Sub-20 de 2005 se reencontrarão hoje, no Maracanã. Um duelo à parte pelas extremidades entre dois jogadores vencedores. Fábio Santos tem 11 títulos no currículo, entre eles, dois Brasileiros, duas Libertadores e um Mundial de Clubes da Fifa. Rafinha acumula 19 conquistas. Ostenta, por exemplo, a Liga dos Campeões. Não foram o que se esperava na Seleção, mas são extremamente importantes para Flamengo e Atlético-MG.

Portanto, olho nesse belíssimo duelo rente à linha lateral.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/