Volta Redonda 0 x 3 Flamengo A derrota por 3 x 0 é a segunda do Flamengo neste Carioca: o time ainda não venceu em 2026. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo A derrota por 3 x 0 é a segunda do Flamengo neste Carioca: o time ainda não venceu em 2026. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo se vê numa encruzilhada em nove dias de temporada

Publicado em Esporte

Vai se criando um clima difícil para o Flamengo na primeira fase do Campeonato Carioca. Um ponto em nove disputados numa fase de grupos de seis rodadas é o caos levando em conta dois clássicos pela frente contra Vasco e Fluminense e a saideira no duelo com o Sampaio Corrêa. Há, sim, o risco de não avançar às quartas de final e disputar o quadrangular do rebaixamento.

 

Usar o time sub-20 era inevitável. O Flamengo jogou até 17 de dezembro na decisão da Copa Continental. O time viajou para o Catar e deixou a missão de encarar o Mirassol na última rodada do Brasileirão justamente com os meninos — e eles deram conta: empataram por 3 x 3.

 

A bela atuação iludiu quem planejou o início desta temporada. A avaliação era de que eles dariam conta nos duelos com a Portuguesa, o Bangu e o Volta Redonda. O saldo é de um ponto em três partidas e a incômoda presença na zona de rebaixamento com viés de lanterna pendente do resultado do Maricá neste domingo.

 

Há uma fatia de culpa dos dirigentes. A missão delegada aos meninos do Ninho do Urubu exige tranquilidade. Como focar apenas no campo diante de especulações? Wallace Yan estreou contra a Portuguesa sabendo da iminente venda ao Red Bull Bragantino. Pisou no gramado de Moça Bonita vendido para enfrentar o Bangu.

 

O capitão Iago, autor do gol de um gol salvador  contra o Barcelona no tempo regulamentar e de um pênalti convertido na Copa Intercontinental Sub-20, ouve especulações sobre uma possível venda ou empréstimo ao Bahia.

 

A péssima arrancada no Carioca deixa o time rubro-negro numa encruzilhada. Depois de festejar o começo da temporada com 100% de jogadores da base, o domingo será de revisão dos planos: insistir na utilização dos crias nos clássicos ou reforçá-los com jogadores da equipe profissional?

 

Em último caso: queimar etapas e lançar força máxima nas últimas três rodadas do Carioca ou manter a Supercopa Rei contra o Corinthians e a largada no Brasileirão no duelo com o São Paulo como prioridades?

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor