Se a Copa América permitir, o Flamengo mandará duas partidas no Mané Garrincha, em Brasília, neste mês. O blog apurou que o clube carioca alugou a principal arena de Brasília com antecedência — ou seja, antes mesmo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) cogitar Copa América na capital do país — para dois mandos de campo: O primeiro deles no próximo dia 12 contra o América-MG, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro; e o segundo quatro dias depois diante do Coritiba, pelo confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
A diretoria do Flamengo está preocupada com a maratona de jogos no Maracanã e o estado do gramado. O Fluminense também manda partidas na arena carioca. Na tentativa de poupar o campo de jogo e ajudar na melhoria do piso, o clube rubro-negro comunicou à CBF, ao Governo do Distrito Federal e à Arena BSB, gestora do estádio, o desejo de jogar no Mané.
A oficialização das mudanças está pendente. Por enquanto, a tabela aponta a realização das duas partidas no Rio de Janeiro, mas a tendência é de que a CBF aprove as alterações e defira os dois pedidos do Flamengo. O maior empecilho passa a ser a indefinição quanto ao país sede da Copa América 2020, adiada em um ano para 2021.
O Mané Garrincha é o endereço preferido da Conmebol para ser uma das sedes da Copa América. Nesta terça-feira, o presidente da República, Jair Bolsonaro, deu aval publicamente à transferência do evento da Argentina e da Colômbia para o Brasil. “No que depender do Governo Federal, será realizada a Copa América no Brasil”, disse o Chefe de Estado, reforçando que toda a equipe ministerial é favorável ao torneio centenário no país.
Se o Mané Garrincha for confirmado como sede, certamente haverá choque de datas. O primeiro jogo do Flamengo no estádio seria no próximo dia 12, ou seja, na véspera da abertura da Copa América, duelo entre Argentina e Chile. A Conmebol costuma reivindicar o estádio para uso exclusivo. A segunda exibição do Flamengo seria em 16 de junho contra o Coritiba pela Copa do Brasil, ou seja, na véspera da segunda rodada do Grupo A.
Nos bastidores, a movimentação é para que o Mané Garrincha assuma as partidas do Grupo B, o do Brasil, com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. As partidas dessa chave estão agendadas para os dias 14, 18, 21, 24 e 28 de junho. O Flamengo não é o único time com jogos pré-agendados para o Mané Garrincha. Sem teto por causa da instalação do hospital de campanha no gramado do Bezerrão, o Gama tem dois jogos da Série D marcados pela CBF justamente para o Mané Garrincha.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…