51251310772_352053cc0c_c Rodrigo Caio: bateria antiaérea do Flamengo tem funcionado melhor. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Rodrigo Caio: bateria antiaérea do Flamengo tem funcionado melhor. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Flamengo não acumulava cinco jogos sem sofrer gol desde a Era Maurício Barbieri

Publicado em Esporte

Ao vencer o Coritiba por 2 x 0 e avançar às oitavas de final da Copa do Brasil, o Flamengo quebrou um tabu de três anos. A última vez que o time carioca havia ficado cinco jogos sem sofrer gol foi em 2018. À época, a prancheta rubro-negra estava nas mãos de Mauricio Barbieri — atual comandante do Red Bull Bragantino.

A série daquela época começou com empate por 0 x 0 com o River Plate no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela Libertadores. Na sequência, o Flamengo enfileirou vitórias sobre Atlético-MG (1 x 0), Bahia (2 x 0), Corinthians (1 x 0), Fluminense (2 x 0) e Paraná (2 x 0). A sequência sem ser vazado durou seis partidas. Portanto, o desafio de Rogério Ceni, sábado à noite, no Maracanã, contra o Bragantino, é igular a série de Barbieri.

Há três anos, a defesa do Flamengo tinha: Diego Alves, Rodinei, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê. À frente deles, os volantes Cuéllar e Jean Lucas. A sequência iniciada com Rogério Ceni tem sequência com Maurício Souza.

Na sequência atual sem sofrer gol, os homens de defesa são Diego Alves, remanescente de 2018, Matheuzinho, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís. Os cães de guarda são bem mais qualificados: Diego e Gerson. No jogo desta quarta, o Coritiba deu só dois chutes a gol e o Flamengo finalizou 20 vezes.

 

Sequência de Barbieri: seis jogos sem ser vazado
24/05/2018 – River Plate 0 x 0 Flamengo
27/05/2018 – Atlético-MG 0 x 1 Flamengo
31/05/2018 – Flamengo 2 x 0 Bahia
03/06/2018 – Flamengo 1 x 0 Corinthians
08/06/2018 – Fluminense 0 x 2 Flamengo
10/06/2018 – Flamengo 2 x 0 Paraná

 

O Flamengo ficou com última vaga às oitavas da Copa do Brasil e se juntou a ABC-RN, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, CRB, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Juazeirense-BA, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória.

Assim como na etapa anterior — quando 12 clubes pegaram um atalho para se juntar aos outros 20 que disputam o torneio desde a primeira fase —, o chaveamento de confrontos será definido através de um sorteio realizado pela CBF. As bolinhas definirão os confrontos, na próxima terça-feira (22/6), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. No mesmo evento, também serão oficializadas as ordens de mando de campo.

Ao contrário da etapa anterior, não haverá a divisão em potes. Com isso, não há nenhuma restrição de enfrentamento entre os 16 classificados. A mecânica do sorteio deixa em aberto, por exemplo, a possibilidades de clássicos estaduais, como o encontro entre cariocas — Flamengo, Fluminense e Vasco —, paulistas — Santos e São Paulo —, ou https://blogs.correiobraziliense.com.br/dribledecorpo/flamengo-nao-acumulava-cinco-jogos-sem-sofrer-gol-desde-a-era-mauricio-barbieri baianos — Bahia e Vitória, além da Juazeirense. Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Alagoas e Ceará também avançaram, mas com representantes únicos.

As oitavas de final da Copa do Brasil serão realizadas em confrontos de ida e volta. Padrão em todas as etapas da competição nacional, o gol marcado na casa do adversário não tem peso extra na disputa por vagas. Com isso, caso haja igualdade no placar agregado, a decisão será realizada nas cobranças pênaltis. No calendário da CBF, as datas reservadas para as partidas são 29 de julho e 4 de agosto. A classificação para as quartas de final do torneio vale novo Pix de valor abastado: R$ 3,45 milhões.

*Colaborou Danilo Queiroz

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaulolimadf