O Flamengo mandará alguns jogos do Campeonato Brasileiro em Brasília no segundo semestre. O blog apurou que o primeiro deles será contra o Internacional, em 26 de agosto, um sábado. Mandante, o clube rubro-negro tem o aval colorado, das federações, a reserva o estádio e aguarda apenas os trâmites burocráticos.
Essa provavelmente não será a única partida do clube carioca na capital no segundo semestre. Há negociações por mais jogos, inclusive na reta final do Campeonato Brasileiro. Motivo: a decisão da Libertadores será no Maracanã, em 4 de novembro. A Conmebol costuma pedir o palco da decisão com 15 dias de antecedência se o gramado demonstrar bom estado. Quando o piso está ruim, a demanda aumenta para três semanas.
O campo do Maracanã tem sido criticado por Jorge Sampaoli e os jogadores do Flamengo. Portanto, um indicativo de que a Conmebol pode demandar mais tempo e pedir o Maracanã pelo tempo máximo se houver necessidade, por exemplo, de replantio.
Na pior das hipóteses, ou seja, se o Maracanã for entregue para a Conmebol três semanas antes da final da Libertadores, o Flamengo ficará sem teto e terá de procurar casa para mandar as partidas contra o Vasco, o Red Bull Bragantino e o Santos. O Mané Garrincha é o destino predileto fora do Rio de Janeiro, principalmente por causa da logística. Além do voo rápido até a capital, o time fica concentrado a menos de 1km do estádio.
O Fluminense também será temporariamente despejado do Maracanã. Um mês antes da final da Libertadores, a agenda tricolor prevê compromissos como anfitrião contra Botafogo, Corinthians, Goiás e São Paulo. Todos pelo Campeonato Brasileiro. Portanto, arenas ociosas de partidas de futebol como o Mané Garrincha, e outras erguidas para a Copa do Mundo de 2014, podem receber um pacotão de jogos da dupla Fla-Flu em outubro.
Um entrave pode ser a agenda do Mané Garrincha. em 24 de outubro, o gramado receberá show de Roger Waters. Em 7 de novembro, a apresentação será de Red Hot Chilli Peppers. Ambos demandam muito tempo para montagem da estrutura.
O blog apurou que o Bezerrão, prestes a ser ser reaberto, tem sido oferecido como alternativa para os dois clubes caso necessitem mandar partidas fora do Rio de Janeiro no mês de outubro. Administrado pelo governo, o estádio tem custos menores do que os praticados pelas arenas com gestões terceirizadas.
O novo gramado do estádio localizado na cidade do Gama está praticamente pronto e há interesse, inclusive do GDF, de reabri-lo com grandes eventos. Inaugurado em 2008 com o amistoso entre o Brasil de Kaká e Portugal de Cristiano Ronaldo, o estádio recebeu o título do São Paulo na última rodada do Brasileirão de 2008 e foi a principal arena da Fifa do Mundial Sub-17 de 2019. Como o Gama é um time fora de série no momento, a agenda está totalmente ociosa no segundo semestre.
Uma das preocupações do Flamengo ao mandar a partida contra o Internacional em Brasília é justamente a preservação do gramado do Maracanã. Jogar em Brasília daria descanso ao tapete castigado pela sequência de partidas do Flamengo, Fluminense e do do “inquilino” Vasco. A arena tem gestão compartilhada de rubro-negros e tricolores.
O Flamengo também atenderia a acordos comerciais no Distrito Federal. O clube acaba de renovar a parceria com o BRB por mais seis meses. O banco estatal ocupa espaço nobre na camisa do clube mais popular do país. desde 2020.
Errata Flamengo x Internacional não será em Brasília e está mantido no Maracanã
*Data do jogo atualizada. A nova informação é 26 de agosto, não 23 e 24, como publicado antes.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…