51409244493_5c49ff9a11_c Gabi estreou nesta Série A na 12ª rodada e está a dois gols da artilharia. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Gabigol só estreou neste Brasileirão na 12ª rodada e está a dois gols da artilharia. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Flamengo enfim vence Diniz e fecha turno contra os gigantes paulistas com placar de 13 x 2

Publicado em Esporte

O Flamengo tinha fantasmas contra o São Paulo. Não vencia o adversário havia nove jogos, desde outubro de 2017. Exorcizou com uma vitória por 5 x 1 sob o comando de Renato Gaúcho. O Flamengo tinha traumas contra times de Fernando Diniz. Eram seis jogos sem derrotar equipes comandadas por ele — Fluminense e São Paulo. O tabu caiu no triunfo por 4 x 0 na noite deste sábado diante do Santos na Vila Belmiro, por 4 x 0.

O jogo do Flamengo dificilmente encaixava contra as ideias de Fernando Diniz. O interino Marcelo Sales, Jorge Jesus, Domenec Torrent e Rogério Ceni não conseguiram. Renato Gaúcho tirou dois pesos das costas do elenco e consolida um início de trabalho impressionante. O aproveitamento dele é de 87,2%. O time acumula 44 gols e sofreu 10. São 12 vitórias, um empate e uma derrota, aquela por 4 x 0 para o Internacional pelo Brasileirão. O time dorme no G-4, está na semifinal da Libertadores e praticamente garantido na semi da Copa do Brasil.

A vitória com assinatura de Gabriel Barbosa, autor de três dos quatro gols, indica um Flamengo que pode melhorar. Vou escrever o óbvio: Matheuzinho e Thiago Maia estão crescendo. São ameaças, sim, aos titulares Isla e Diego. Isso não significa que o chileno e o camisa 10 não servem ou tenham que deixar o time como criticam os intolerantes.

 

O fim do tabu contra Fernando Diniz

  • 06/04/2019 – Flamengo 1 x 1 Fluminense
  • 09/06/2019 – Fluminense 0 x 0 Flamengo
  • 28/09/2019 – Flamengo 0 x 0 São Paulo
  • 01/10/2020 – Flamengo 1 x 4 São Paulo
  • 11/11/2020 – Flamengo 1 x 2 São Paulo
  • 18/11/2020 – São Paulo 3 x 0 Flamengo
  • 28/08/2021 – Santos 0 x 4 Flamengo

 

Ambos são muito importantes para a engrenagem rubro-negra. Oferecem opções táticas diferentes. Sobre Isla, opinei mais de uma vez que as melhores fases da carreira dele foram atuando como ala em defesas com linhas de três zagueiros. Sobre Diego, ele tem um papel importantíssimo na cadência do Flamengo e na distribuição do jogo. O lado bom, e isso a torcida deve agradecer ao poder de investimento do clube, é que ele tem dois concorrentes à altura. Thiago Maia e Andreas Pereira estão ali para elevar o nível técnico da partida.

Quero chamar atenção para um detalhe impressionante. Gabriel Barbosa estava com a Seleção nas Eliminatórias e na Copa América. Estreou no Brasileirão na 12ª rodada e já está na briga pela artilharia da Série A. Tem seis gols, dois atrás do parceiro Bruno Henrique, de Gilberto (Bahia) e de Edenílson (Internacional).

Você pode até não gostar do temperamento do camisa 9, mas o desempenho individual de Gabriel Barbosa é impressionante. Mais do que isso: não se intimidou com a turma de convidados mal educados que, em tempos de pandemia, aproveitou a condição de VIP para ir até a Vila Belmiro desestabilizar o torcedor confesso do Santos. Gabi estava na Vila Belmiro como profissional. Enfrentou o clube mais uma vez, na Vila como fizeram Diego, outra cria do Peixe, ou Robinho, quando vestia a camisa do Atlético-MG.

 

O time rubro-negro contra gigantes paulistas no turno*

  • Flamengo 1 x 0 Palmeiras
  • Flamengo 5 x 1 São Paulo
  • Corinthians 1 x 3 Flamengo
  • Santos 0 x 4 Flamengo
  • Placar agregado: 13 x 2
  • *Única derrota contra paulistas no turno foi para o Red Bull Bragantino, por 3 x 2

 

Gabigol fez o trabalho dele, como sempre realizou quando usava o manto alvinegro. Ou os provocadores deletaram da memória que o camisa 9 foi três vezes artilheiro da Copa do Brasil pelo Santos (2014, 2015 e 2018) e artilheiro do Brasileiro pelo clube em 2018? E que ajudou a deixar na sala de troféus as conquistas do Campeonato Paulista em 2015 e 2015.

Mais duas observações sobre a vitória do Flamengo. Não achei pênalti em Michael no lance decisivo para o início da goleada. Porém, isso não tira o mérito da noite de gala rubro-negra. O time carioca foi mais uma vez superior contra um adversário paulista no primeiro turno. Aqui faço a última observação. O Flamengo ganhou do Palmeiras por 1 x 0, humilhou o São Paulo por 5 x 1, fez 3 x 0 contra o Corinthians dentro da Neo Química Arena e agora atropela o Santos por 4 x 0. Se há um time paulista que bate de frente, hoje, é o Red Bull Bragantino, protagonista da vitória por 3 x 2 no início do turno dentro do Maracanã.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf