Flamengo x Vasco - Campeonato Brasileiro Tite orienta o time: primeira vitória no Maracanã como técnico do Flamengo. Foto: Marcelo Cortes/CRF Tite orienta o Flamengo na primeira vitória no Maracanã como técnico rubro-negro. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Flamengo 1 x 0 Vasco: clássico mostra como faz diferença ter técnico

Publicado em Esporte

O excelente Clássico dos Milhões deste domingo entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, mostrou como faz diferença ter técnico. Os dois clubes passaram um tempão inventando moda até encontrarem os experientes Tite e Ramon Diaz. 

 

Rico e empoderado, o Flamengo ficou atrás de um profissional capaz de reinventar a roda. Jogou fora quase R$ 46,6 milhões em rescisões de contrato, a última delas de Jorge Sampaoli. Sem poder de investimento antes do começo da era SAF, o Vasco também perdeu dinheiro e tempo contratando alguns treinadores medianos, A maioria aquém da tradição do clube. 

 

Ramon Diaz dispensa comentários. Tite muito menos. A presença de ambos à beira do campo  justifica a partida agradável pela 28ª rodada. Foi um clássico com alternâncias de domínio. Talvez um empate com gols seria justo. A qualidade do elenco rubro-negro nas finalizações e no banco de reservas fizeram a diferença no placar final. 

 

O Flamengo começa a ter o padrão Adenor de qualidade pela defesa. Era de se esperar. Assim nascem os grandes times dele. São dois jogos sem sofrer gol contra Cruzeiro e Vasco. Apesar da evolução, os adversários estão tendo muitas oportunidades. O Vasco não balançou a rede porque Rossi estava em uma tarde inspirada e faltava qualidade nos arremates.

 

Gerson desequilibrou mais uma vez. Na estreia de Tite, atuou aberto na direita em uma inversão de posição com Everton Ribeiro e deu uma outra dinâmica ao time na vitória por 2 x 0. Três dias depois, é o protagonista do gol contra o Vasco. O sucesso de Tite no Ninho do Urubu começa pelo resgate dos “Meninos de Xerém”. As crias do Fluminense fizeram os últimos três tentos da equipe rubro-negra no Brasileirão: Ayrton Lucas, Pedro e Gerson. O trio está potencializado. Além de Gerson e Rossi, belas partidas do zagueiro Fabrício Bruno e do meia Arrascaeta. 

 

O Vasco iniciou elétrico. Acelerava o jogo com enfiadas de bola para o arisco Gabriel Pec. Payet fazia a ligação. Vegetti teve oportunidade. Havia sintonia entre o trio até eles cansarem e serem dominados pela marcação do Flamengo. Gostei muito da exibição do goleiro Léo Jardim, do zagueiro Medel e do volante Zé Gabriel. Os três foram fundamentais na resistência contra o meio de campo e o ataque do Flamengo antes de Gerson marcar o gol da partida. 

 

Os dois times deixaram boas impressões para as últimas 10 rodadas do Brasileirão. O Flamengo é o vice-líder do segundo turno atrás apenas do Red Bull Bragantino. O Vasco tem o sexto desempenho na segunda metade da competição. Tenho a sensação de que Tite cumprirá a missão de levar o time rubro-negro à fase de grupos da Libertadores e pode até ressuscitar o sonho do título se o Botafogo ratear. Ramón Díaz tem tudo para honrar a promessa de que o Gigante da Colina, embora esteja na zona do rebaixamento, não cairá.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf