O futebol mineiro está em estado de graça. Vinte e sete anos depois, Atlético e Cruzeiro estão em finais continentais na mesma temporada. A vitória celeste por 1 x 0 contra o Lanús, em Buenos Aires, confirma a dobradinha com o Galo na decisão da Libertadores e a Raposa classificada para disputar o título da Copa Sul-Americana. É possível até sonhar com uma decisão da Recopa em 2025 se ambos conquistarem os respectivos títulos.
Os papéis foram invertidos na temporada de 1997. Naquele ano, o Cruzeiro alcançou a decisão da Libertadores contra Sporting Cristal do Peru. O time comandado à época pelo técnico Paulo Autuori ganhou o bicampeonato na principal competição da América do Sul.
À época, não existia a Copa Sul-Americana. O Atlético-MG participou da extinta Copa Conmebol e também se classificou para a final. Liderado por Émerson Leão, o Galo superou o Lanús na decisão e retornou a Belo Horizonte com o inédito título internacional.
Vinte e sete anos depois, os torcedores mineiros têm viagens garantidas em novembro. O Cruzeiro irá a Assunção, no Paraguai, enfrentar Corinthians ou Racing na batalha final. O Atlético tem embarque marcado para Buenos Aires, palco da decisão contra o Botafogo.
A Recopa Sul-Americana é disputada entre os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A única final entre times da mesma cidade aconteceu em 2013. Campeão do principal torneio continental em 2012, o Corinthians mediu forças com o São Paulo, vencedor da Sul-Americana no ano anterior.
Fernando Diniz finalmente venceu pela primeira vez como técnico do Cruzeiro e mantém o sonho de repetir um feito de Tite, o único treinador brasileiro a ostentar os títulos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. Diniz é ganhou a Glória Eterna no ano passado pelo Fluminense. Agora, persegue a Grande Conquista.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A classificação do Atlético-MG para a final única da Copa Libertadores da América ao eliminar…
"O sistema é f...". A frase de Wagner Moura (Capitão Nascimento) no filme Tropa de…
Vinicius Junior realmente não irá a Paris para a cerimônia de premiação da Bola de…
O primeiro gol de Gregore na primeira divisão de um campeonato nacional tinha quer ser…
O Vasco vivia um conto de fadas no palácio da Copa do Brasil até as…
Jogador fora de série ainda aquém da capacidade técnica como Memphis Depay eleva o nível…