Bonamigo Samara Miranda Bonamigo jogou com Vilson Tadei na era dourada do Grêmio nos anos 1980. Foto: Samara Miranda/Remo Paulo Bonamigo jogou com Vilson Tadei na era dourada do Grêmio nos anos 1980. Foto: Samara Miranda/Remo

Final entre Brasiliense e Remo promove reencontro de técnicos campeões no Grêmio

Publicado em Esporte

O duelo entre Brasiliense e Remo neste domingo, às 15h, no Mané Garrincha, virou mais do que o primeiro jogo da final da Copa Verde. Significa o reencontro de dois amigos que jogaram juntos no período dourado do Grêmio nos anos 1980 e não se veem há pelo menos 30 anos.

O técnico do Brasiliense, Vilson Tadei, 66 anos, conquistou o Campeonato Gaúcho de 1980 e o Brasileirão de 1981 com Paulo Bonamigo, comandante do Remo. Tadei era praticamente o dono do meio de campo do Grêmio. Camisa 10 no título nacional. Seis anos mais jovem, Bonamigo despontava como promessa nas categorias de base do time tricolor. Sessentões, ambos começam a decidir o título da Copa Verde. O vencedor pegará atalho e só estreará na Copa do Brasil, o segundo torneio mais importante do país, a partir da terceira fase.

Em entrevista ao blog, Bonamigo recordou a parceria com Tadei no Grêmio e da importância do então meia para quem subia da base. “Só tenho grandes lembranças. Nós éramos jovens. O Vilston Tadei havia sido campeão brasileiro pelo Grêmio, em 1981, tinha uma certa experiência e sempre incentivou muito os volantes que estavam subindo e treinavam ou às vezes jogavam com ele. A turma jovem do Grêmio era uma safra muito boa, e o Tadei foi espetacular nesse sentido de incentivar, orientar numa carreira promissora que teriam pela frente. Ele era um meia com muita personalidade e liderança dentro do campo. Por isso é um grande treinador”.

Vilson Tadei também tem boas lembranças de Bonamigo. “Fomos campeões juntos no Grêmio. Bonamigo era um jogador de muita força, muito boa gente. No Brasileirão de 1982, ele jogou o campeonato todo, mas se lesionou no primeiro jogo da final (contra o Flamengo), então eu joguei os dois últimos jogos, mas não conseguimos ser bicampeões. Uma pena. Faz mais de 30 anos que a gente não se vê. Vai ser legar reencontrá-lo”, recorda Tadei em entrevista ao blog.

Questionado sobre a sensação de rever o amigo Bonamigo no papel de técnico em uma decisão de título, Tadei ensaia a cena. “Tranquilo. Vou dar um abraço, bater um papo rapidamente e ir para o jogo em um reencontro fantástico e inédito”, emociona-se o treinador, que pode ser campeão pelos arquirrivais Gama e Brasiliense na mesma temporada.

Responsável pela volta do Remo à Série B do Campeonato Brasileiro e vice-campeão da Série C 2020, Bonamigo também celebra o duelo saudável com Tadei. “Fico muito feliz de reencontrar ex-jogadores com quem tivemos a oportunidade de atuar e tanto Tadei como eu quando trabalhamos na escola gaúcha vimos muitos jogadores, Cuca, Cristóvão (Borges), Renato Portaluppi, Caio Júnior, se transformarem em treinadores. Tadei é uma satisfação maior porque fez a carreira dele em São Paulo. Agora, estou tendo a felicidade de enfrenta-lo numa competição nacional, numa Copa Verde. É motivo de muita alegria”.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf