Mane O novo Mané Garrincha será palco de um Fla-Flu pela segunda vez em dois anos O novo Mané Garrincha será palco de um Fla-Flu pela segunda vez em dois anos

Saiba por que pela primeira vez em seis anos as finais do Candangão podem ser fora do Mané Garrincha

Publicado em Esporte

Pela primeira vez, em seis anos, a final final do Candangão corre o risco de não ser disputada no principal estádio da capital. Cedido para receber o Fórum Mundial da Água, em março, e a festa Sensation The Brazilian Tour, em abril, o Mané Garrincha só abrigará os últimos dois jogos da competição se a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDDF) flexibilizar o calendário e realizar os jogos depois do início do Campeonato Brasileiro. O impasse pode até inviabilizar a transmissão da tevê Globo, dona dos direitos de transmissão do campeonato.

As finais do Candangão estão previstas para 30 de março e 7 de abril. O regulamento do torneio determina o Mané Garrincha como palco das duas partidas. No entanto, o estádio receberá o Fórum Mundial da Água, de 18 a 23 de março. A desmontagem da estrutura do evento internacional impedirá a realização do primeiro jogo da decisão, agendado para o próximo dia 30. No fim de semana seguinte, o Mané receberá o Sensation The Brazilian Tour — uma tradicional festa internacional de música eletrônica.

O blog apurou que a Secretaria de Turismo — responsável pelo Mané Garrincha — propôs à FFDF três datas alternativas para a realização das finais do Candangão no Mané Garrincha: 15, 28 e 29 de abril. O calendário da CBF sugere o encerramento dos campeonatos locais em 7 de abril, ou seja, no fim de semana anterior ao início das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Como o DF só tem representantes na quarta divisão, isso não seria problema.

A decisão só será tomada depois que o diretor de competições da FFDF, Márcio Coutinho, chegar de viagem. O dirigente pretende se reunir com os clubes e a tevê detentora dos direitos para chegarem a um consenso. A situação é semelhante à de 2015. Na época, mudanças no calendário impediram a transmissão da decisão em que o Gama conquistou o título ao superar o Brasília na decisão. Uma alternativa que está sendo avaliada é a realização da final fora do Mané Garrincha. Neste caso, a FFDF terá de mudar o regulamento com aprovação da tevê e a decisão seria realizada nas datas previstas, mas na casa dos respectivos finalistas.

Desde que foi inaugurado em 2013, o Mané Garrincha recebeu nove dos 10 jogos (ida e volta) válidos pela final do Candangão. A exceção foi primeiro duelo de 2013. Brasiliense e Brasília iniciaram a decisão no Serejão, em Taguatinga, e o segundo aconteceu no Mané Garrincha.

 

DE 2013 PARA CÁ…

» Onde foram as finais do Candangão

2013: Brasiliense x Brasília (Serejão e Mané Garrincha)

2014: Luziânia x Brasília (ambos no Mané Garrincha)

2015: Gama x Brasília (ambos no Mané Garrincha)

2016: Luziânia x Brasília (ambos no Mané Garrincha)

2017: Brasiliense x Ceilândia (ambos no Mané Garrincha)