Blog Drible de Corpo

Blog Drible de Corpo

Marcos Paulo Lima

Análises, opinião e lembranças do arco-da-velha sobre o futebol. 5.184 publicações

4 min de leitura

Filipe Luís ensinou, e Jardim não fez a lição contra o Estudiantes

Flamengo completa sete jogos sem vencer na Argentina. Ex-técnico rubro-negro analisou a dificuldade há um ano, mas o português ignorou a ajuda do "universitário"

Leonardo Jardim não teve repertório para lidar com o Estudiantes na Argentina. Foto: Juan Mabromata/AFP

O Flamengo não ganha jogo da Copa Libertadores da América na Argentina desde aquele 4 x 0 contra o Vélez Sarsfield no José Amalfitani nas semifinais de 2022 sob o comando de Dorival Júnior. Desde então, o atual campeão continental enfrentou duas vezes o Racing, uma vez o Central Córdoba, uma vez Lanús e três, repito, três vezes, o Estudiantes em La Plata. O último deles no empate sem gols desta quinta-feira no Estádio Uno.

A explicação para isso está em um elogio do técnico Filipe Luís não somente ao Estudiantes, mas aos times argentinos depois da classificação nos pênaltis nas quartas de final do ano passado:

“O que mais me surpreende é o quanto eles conseguem cobrir de campo, com sacrifício. Às vezes em inferioridade numérica, um atacante marcando dois, três jogadores, e isso faz com que seja complicado”, analisou o ex-técnico no ano passado.

O Flamengo parece não ter lembrado disso. Leonardo Jardim aparenta desconhecimento do que disse o antecessor depois do sufoco do ano passado na casa do adversário.

Impressiona a dificuldade do time mais caro e badalado da América do Sul de se impor na Argentina. A paixão da torcida adversária incomoda os figurões do Flamengo. O Estudiantes se impôs em casa na base do grito da torcida. Do clima hostil conhecido por jogadores que lá estavam pela terceira vez em dois anos e novamente se intimidaram. Não conseguiram igualar o jogo na intensidade e muito menos na competitividade.

A pressão se refletiu em um desempenho tenebroso do sistema defensivo. O Estudiantes ganhou praticamente todas as bolas aéreas na disputa com a defesa rubro-negra. Foram quatro finalizações no primeiro tempo. Três com intervenções de Rossi e uma para fora. Para sorte do goleiro, os acabamentos dos lances não tiveram a força necessária.

O Estudiantes conduziu o jogo para o combate físico e o Flamengo embarcou nele. Mal escalado, pessimamente distribuído no campo e sem brio nas disputas de bola, o time de Leonardo Jardim precisa erguer as mãos para os céus e agradecer pelo cartão amarelo para o meia Lucas Paquetá. Para mim, ele merecia a expulsão. Vermelho. A agressão com a bola dominada lembrou, com menos força, a de Leonardo em Tab Ramos na Copa de 1994. Na avaliação do comentarista de arbitragem da ESPN, Carlo Eugênio Simon, o juiz Juan Benítez acertou no amarelo.

Em contrapartida, o árbitro paraguaio fez vista grossa a um puxão no calção de Lucas Paquetá, por exemplo, e em outros lances com demanda, no mínimo, de cartão amarelo.

Inofensivo no ataque, o Flamengo deixou o goleiro Muslera em paz. Samuel Lino deixou o bom futebol e os gols na Índia no amistoso da Seleção. Bruno Henrique não foi sombra de quem coleciona cinco gols e duas assistências nesta edição. Plata, Freitas e Pedro não deram cócegas no sistema defensivo do Estudiantes. O menos pior em campo, Alex Sandro venceu duelos defensivos. Carrascal teve lampejos, porém o apagão coletivo se impôs. O Flamengo não finalizou a gol.

A partida expôs o óbvio ululante. Jorginho e Arrascaeta fazem muita falta ao meio de campo do Flamengo. É o outro time sem eles. Apenas o volante estará disponível na próxima quinta-feira no Maracanã, onde o atual campeão será mais agressivo e cederá espaço ao Estudiantes, um adversário acostumado a empatar em casa e a se classificar no terreno inimigo.

A partida de volta é de alto risco. Cruzeiro e Independiente del Valle incomodaram muito o Flamengo no Rio. Dopado pelas classificações na Claro Arena, em Santiago, por 3 x 0 nas oitavas de final; e por 1 x 0 na Neo Química Arena contra o Corinthians, o Estudiantes jogará para fazer o mesmo no Maracanã, nem que seja na catimba, arrastando a partida para o drama das cobranças de pênalti. 

O JEJUM RUBRO-NEGRO NA ARGENTINA

Última vitória

2022 – Vélez Sarsfield 0 x 4 Flamengo (Libertadores)

A série negativa

2023 – Racing 1 x 1 Flamengo (Libertadores)

2025 – Central Córdoba 1 x 1 Flamengo (Libertadores)

2025 – Estudiantes 1 x 0 Flamengo(Libertadores)

2025 – Racing 0 x 0 Flamengo (Libertadores)

2026 – Estudiantes 1 x 1 Flamengo (Libertadores)

2026 – Lanús 1 x 0 Flamengo (Recopa Sul-Americana)

2026 – Estudiantes 0 x 0 Flamengo (Libertadores)