Atlético-MG Atlético trocou LFU pela LiBRA em 2023 e retorna à Liga Futebol União após 840 dias. Foto: Pedro Souza/Atlético Atlético trocou LFU pela LiBRA em 2023 e retorna à Liga Futebol União após 840 dias. Foto: Pedro Souza/Atlético

Filho pródigo, Atlético-MG deixa LiBRA sob protesto e reata com a LFU

Publicado em Esporte

Oitocentos e quarenta dias depois de romper com a Liga Futebol União (LFU) e assinar com a Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA), o Atlético-MG está de volta à L FU. O clube oficializou o vaivém na manhã desta terça-feira em meio ao caos instalado pelo Flamengo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no pedido de bloqueio de parte do repasse dos direitos de tevê aos associados no contrato com a Globo e a queda de braço com os “coirmãos”.

 

A troca de farpas entre o clube carioca e o Palmeiras também foi fundamental para a nova guinada. Nos bastidores, uma fonte indicou ao blog a possibilidade a expectativa de que outros clubes da LiBRA sigam o Galo e isolem o Flamengo nas cenas dos próximos capítulos em direção a uma unificação em busca da fusão dos dois lados antagônicos. O presidente do Vitória, Fabio Mathias, tem a mesma intenção de trocar de lado.

 

Em nota, o Atlético não cita o Flamengo, o Palmeiras nem as questões jurídicas. “O clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil”, inicia o texto.

 

As entrelinhas do documento deixam recados importantes. “Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas. O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro”, argumenta o Atlético.

 

Depois de deixar a LFU por divergências, o “filho pródigo” Atlético retorna enchendo a bola. “O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo. A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional”, elogiam Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador, os quatros erres donos da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

 

Em outro trecho do documento, o Atlético alfineta o Flamengo sem citá-lo. “O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes”, diz.

 

A nota termina com uma explicação genérica sobre as cotas de televisão. “A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias”, conclui o comunicado da cúpula alvinegra.

 

O blog apurou que a LiBRA não recebeu posicionamento oficial do Atlético e do Vitória e segue considerando ambos vinculados à Liga do Futebol Brasileiro até 2029 de acordo com o contrato vigente. A Sports Media Entertainment (SMI) é parceira da LFU. O Vitória, por exemplo, viu na SMI a possibilidade de uma nova receita emergencial diante da dificuldade econômica do clube. O Atlético tem uma das maiores dívidas do país entre os clubes e precisa de uma nova arrecadação para resolver o mais rapidamente possível pendências financeiras.

 

NOTA OFICIAL

 

Atlético adere à Liga Forte União

Clube tem objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil

 

O Clube Atlético Mineiro anuncia sua decisão de retornar à Liga Forte União (LFU), com o objetivo de contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil.

Desde o início do debate sobre a criação de uma liga nacional, o Atlético sempre defendeu um modelo moderno, sustentável e com os clubes no centro das decisões estratégicas.

O futuro retorno à LFU reflete a convicção de que os clubes da mesma competição são interdependentes e que a cooperação é essencial para fortalecer o futebol brasileiro.

O Galo entende que a LFU oferece a estrutura sólida para que esse modelo se concretize, combinando governança consistente, união de ideais, visão de longo prazo, incentivos à cooperação saudável e processos profissionais, em linha com as melhores práticas dos principais mercados esportivos do mundo.

A LFU é uma associação que reúne 33 clubes brasileiros, sendo 11 da Série A, com o propósito de modernizar a estrutura e a governança do futebol nacional.

Criada em 2022, a associação representa um movimento sólido e coordenado de alguns dos principais clubes do país na promoção de melhorias no futebol profissional, em busca de maior sustentabilidade financeira, transparência e equilíbrio competitivo.

Estruturada sob um modelo de governança profissional, a LFU firmou, em 2023, um acordo de investimento de longo prazo, assegurando previsibilidade de receitas e autonomia para seus membros.

O Atlético dará esse passo para somar, liderar pelo exemplo e contribuir para uma liga unificada que promova equilíbrio competitivo, crescimento dos clubes e sustentabilidade financeira.

O Galo acredita que atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.

A Sports Media Entertainment irá adquirir parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro. A implementação dessa transação respeitará contratos vigentes e estará sujeita ao cumprimento de uma série de condições precedentes e obtenção das aprovações necessárias.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf