Bayern vai de Pep Guardiola a Carlo Ancelotti: estilos totalmente distintos
Estava pensando cá com meus times de botões. A gente mete o pau no futebol brasileiro clamando por uma padronização do estilo de jogo da base ao time profissional — como faz o Barcelona —, critica o entra e sai de treinador sem manutenção alguma de um perfil, de um estilo, de um modelo, e aí, como em um passe de mágica, a Europa começa a fazer tudo ao contrário, do jeitinho brasileiro que os nossos dirigentes adoram fazer por aqui, ou seja, um Flamengo da vida começa o ano com Vanderlei Luxemburgo, muda para Cristóvão Borges e termina com Osvaldo de Oliveira. Um São Paulo alterna de Muricy Ramalho para Juan Carlos Osorio e depois resolve apostar em Doriva. Conceito, perfil, filosofia, modelo? Tudo isso é chutado para escanteio.
Está mais ou menos assim também na Europa. Vejamos alguns casos…
O Bayern de Munique, por exemplo, contratou Pep Guardiola com a intenção de incorporar os conceitos que tornaram o treinador vitorioso no Barcelona um sonho de consumo no mundo inteiro. Agora, que vê o time com a cara do treinador, o clube bávaro foi obrigado a procurar um sucessor para o comandante. E o escolhido é… O italiano Carlo Ancelotti! Numa boa, o que o pensamento de Guardiola tem a ver com o jeito Ancelotti de pensar futebol? Na minha visão, nadica de nada.
E o Chelsea? Poucos clubes são tão apaixonados pelo estilão de José Mourinho como o londrino. Entretanto, a última passagem do português pelo cargo só não foi um desastre completo porque ele conquistou um título do Campeonato Inglês. Ombro amigo do magnata russo Roman Abramovich, o holandês Guus Hiddink topou mais uma vez herdar a bomba enquanto Abramovich planeja uma mudança radical no perfil dos técnicos dos Blues. Depois de empregar José Mourinho, Carlo Ancelotti e Luiz Felipe Scolari e manter uma certa coerência, o mecena tem dois sonhos de consumo. Um deles é Pep Guardiola. O outro? O argentino Jorge Sampaoli, campeão da última Copa América à frente do Chile.
Por falar em treinador chileno, Manuel Pellegrini sabe que não vai ficar no Manchester City. Cansaram da cara dele. Se Jorge Sampaoli trocar o Chile por um Chelsea da vida, Pellegrini pode até pintar como solução para a seleção de seu país. O milionário Manchester City é mais um na lista dos clubes que teriam contratado Pep Guardiola. Portanto, vem aí mais uma ruptura com um estilo.
Estilo de jogo, por sinal, que o Real Madrid perdeu desde a inexplicável saída de Carlo Ancelotti. O cartola Florentino Pérez decidiu trocar o perfil de Ancelotti pelo de Rafa Benítez e ignorou a palavra-chave continuidade. O resultado é a falta de padrão de jogo e principalmente de paz dentro do vestiário do Real Madrid — um problema inexistente nos tempos do pacificador Carleto.
E o Manchester United? Fiel a Alex Ferguson por quase 30 anos, o clube inglês parece cachorro perdido em caminhão de mudança. Sem identidade, esteve sob a batuta de David Moyes e foi à caça de Louis van Gaal. Mas acabou o amor. O Teatro dos Sonhos pode testemunhar mais um pesadelo nesta segunda-feira se os Diabos Vermelhos perderem para o Chelsea pelo Campeonato Inglês. E aí, a diretoria pode passar de Louis van Gaal a José Mourinho. Ou a Pep Guardiola? Ambos estão na mira. Ah, e têm perfis parecidíssimos…
No fim das contas, nem tanto ao céu nem tanto à terra. Quando achávamos que os clubes brasileiros precisavam incorporar alguns conceitos europeus, são os clubes do Velho Continente que surpreendem — e começam a colocar em prática uma moda que julgávamos ultrapassada por aqui.
Maluco mundo essa torre de babel chamada futebol.
Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…
Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…
O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…
Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…
A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…