Paulistao Fábio Carille é o atual bicampeão paulista. Foto: Daniel Augusto Jr./Corinthians Fábio Carille é o atual bicampeão paulista.

Fábio Carille pode quebrar tabu de 10 anos e ser o quarto técnico tricampeão paulista em anos seguidos

Publicado em Esporte

Ao classificar o Corinthians nos pênaltis para a final contra o São Paulo, o técnico Fábio Carille se credenciou para quebrar um tabu de 10 anos e entrar no seleto grupo dos técnicos tricampeões do Campeonato Paulista em anos consecutivos. O último protagonista desse feito foi Vanderlei Luxemburgo em 2006 e 2007, ambos pelo Santos, e 2008 à frente do Palmeiras.

Fábio Carille levou o Corinthians ao título pela primeira vez em 2017. Repetiu o feito no ano passado e se mandou para uma aventura no Al Wehda, da Arábia Saudita. De volta ao clube paulista, bateu o ponto novamente e disputará a decisão deste ano do Estadual.

Ao contrário de Luxemburgo, Fábio Carille pode conseguir o tricampeonato pelo mesmo clube. Luís Alonso Pérez, o Lula atingiu o feito pelo Santos, de Pelé, em 1960, 1961 e 1962.

Depois de Lula, Antoninho Fernandes emplacou três conquistas em série no Paulistão nas temporadas de 1967, 1968 e 1969 também à frente do Peixe.

Na história do Paulistão, sete técnicos conquistaram o torneio pelo menos três vezes: os recordistas Vanderlei Luxemburgo e Lula (oito cada), Osvaldo Brandão (7), Del Debbio (4) e Antoninho, Joreca e Muricy Ramalho — todos com três troféus.

Alexi Stival, o Cuca, pode ser campeão no terceiro Estadual diferente. Faturou o Carioca em 2008 pelo Flamengo. Também conquistou três edições do Mineiro: em 2011 pelo Cruzeiro, e em 2012 e 2013 à frente do Atlético-MG.

A final do Paulistão reunirá dois dos últimos três técnicos campeões do Brasileirão. Cuca guiou o Palmeiras ao título em 2016. Fábio Carille brindou o Corinthians com a taça em 2017.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF